Comandantes das Forças Armadas vão a Câmara reclamar de corte no Orçamento; assista

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA — O ministro da Defesa, José Múcio, e os comandantes das Forças Armadas participam de audiência nesta quarta-feira, 17, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Na sessão, os militares reclamam dos cortes no Orçamento. Marcos Sampaio Olsen, da Marinha, por exemplo, alertou que o valor alocado para munição e combustível estão abaixo do que é necessário ou do mínimo aceitável.

“A Defesa é um importante setor que carece de atenção e investimento”, afirmou Múcio. Já Olsen apontou que houve um índice de perda de 46% na capacidade orçamentária no setor de Defesa nos últimos dez anos. “A Marinha tem adotado uma redução de efetivo de maneira a tornar o orçamento mais eficiente”, disse Olsen. Ele argumenta que alguns desses programas afetados poderia produzir empregos diretos e indiretos.

Segundo o comandante, parte dos cortes ocorreram na elaboração do Orçamento pelo Legislativo. Na apresentação que expôs aos deputados, chamou essa fase de “momento legislativo” e disse que as perdas foram de 5,6%.

Ministro da Defesa diz que Forças Armadas não podem ser ‘ideologizadas’

Múcio afirmou que é preciso que se retire a pauta ideológica no campo da Defesa e reforça que é preciso maiores investimentos nas Forças. “Estamos ficando com marinheiros sem navios, aviadores sem aviões e soldados sem equipamentos. Vamos terminar como trabalhadores braçais. A Defesa pertence ao País, aos partidos, a Defesa não pode ser ideologizada. Somos servidores fardados do governo, iguais aos servidores civis. Nós trabalhamos para o Brasil”, disse.

Elealerta o risco de demissões por não ter previsibilidade orçamentária, enquanto precisa comprar novos equipamentos de Defesa, que são caros. “É fundamental para o País que tem o tamanho do Brasil ter uma Defesa definitiva, respeitada. O mundo está se armando. Para que nós vivamos em paz, precisamos entender que as pessoas nos respeitem pelo nosso potencial de Defesa”, afirmou.

Ricardo Salles (PL-SP) criticou o apelo dos militares por mais dinheiro. “Eu não me alinho a essa fala de ‘precisamos de mais orçamento’. Negativo. Enquanto for esse nível de ineficiência e aversão a operações de efetividade, há outros que fazem muito mais barato e com mais eficiência”, disse. “Ter metralhadora, helicóptero para distribuir cesta básica, a Legião da Boa Vontade faz isso com muito mais eficiência muito mais barato.”

comandantes das forças armadas vão a câmara reclamar de corte no orçamento; assista

Câmara Forças Armadas Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Tomas Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército elencou que unidades de combate do Exército brasileiro estão ficando ultrapassadas. Caso de blindados, que, segundo ele, estão com 20 anos de defasagem.

Também participa da audiência o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

Deputado bolsonarista cobra de comandantes silêncio a ações de Moraes e do STF

Salles não foi o único deputado apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a fazer comentários negativos aos comandantes das Forças. Marcel van Hattem (Novo-RS) apontou que o ministério da Defesa e os comandantes das Forças Armadas são “complacentes” com as ações do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro da Corte Alexandre de Moraes.

“O que nós vemos acontecer hoje é um desrespeito à Constituição flagrante do ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, e a reação das Forças Armadas e do ministério da Defesa é de complacência. Gostaria de ver o general do Exército ter a mesma veemência de criticar os abusos de autoridade do ministro Alexandre de Moraes a mesma veemência que ele tem de falar do custo da refeição dos militares”, disse. “Foi revogada a Constituição Federal há mt tempo pelo Supremo Tribunal Federal e o Exército Brasileiro lamentavelmente permite isso.”

Na resposta, Múcio disse que as Forças Armadas não constitui um dos Três Poderes. “Eu não podia interferir. Não cabia a nós. Esse ano você não viu a declaração de um militar contradizendo nem contrariando ninguém. Nós somos braços de uma operação de trabalho. Nós não somos um Poder”, afirmou.

Ribeiro Paiva, comandante do Exército, respondeu com uma indireta a Van Hattem. “Eu teria vergonha de, buscando popularidade, não cumprir lei, não cumprir decisão. Fique tranquilo que mesmo que seja impopular, a gente faz o que é correto, o certo pelo certo”, disse.

Na tréplica, Van Hattem falou que as Forças Armadas obedecem a Alexandre de Moraes. “O que o Exército e o ministério da Defesa estão fazendo é obedecendo Alexandre de Moraes. É Alexandre de Moraes que manda. Não é a Constituição”, afirmou. “O senhor tem medo de Alexandre de Moraes, mas qual outra explicação? O senhor é cúmplice? Espero que não.”

“Van Hattem, eu vou sair aqui com mais medo de você do que de Alexandre de Moraes”, ironizou Múcio. A plateia gargalhou.

O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) discordou do comandante do Exército e incentivou os militares a não cumprirem ordens que considerarem ilegais. “Ordens absurdas ilegais não se cumprem. Comandante, por que estamos cumprindo hoje? Dentro do quartel, não importa do que seja a ordem, se for absurda, fora da Constituição, diga para seus subordinados: não cumpram, independente de quem seja”, afirmou.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World