Venezuela: alívio das sanções econômicas dos EUA chega ao fim?

venezuela: alívio das sanções econômicas dos eua chega ao fim?

Venezuela: alívio das sanções econômicas dos EUA chega ao fim?

Durante seis meses, a Venezuela se beneficiou do alívio das sanções econômicas impostas em 2019 pelos Estados Unidos. Esta “trégua” termina nesta quinta-feira (18) e Washington afirma que não a renovarão se o presidente Nicolás Maduro não avançar nos compromissos que assumiu para organizar eleições livres e justas ainda este ano.

Em 2018, a reeleição de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela não foi reconhecida por parte da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos. No ano seguinte, Washington reforçou as sanções já em vigor e decretou um embargo ao ouro, petróleo e gás venezuelanos. “O objetivo era impor danos econômicos, o que gera protestos sociais e leva à mudança de regime”, lembra o economista venezuelano Luis Oliveros em entrevista à RFI.

A crise econômica que o país atravessa está se agravando, mas o presidente continua no cargo. “O governo aprendeu a conviver com sanções”, observa Luis Oliveros. “Ele preferiria, sem dúvida, não tê-las, mas tem sido capaz de contorná-las com habilidade, pelo menos para se manter no poder. Por outro lado, o país viu claramente como o seu padrão de vida diminuiu”.

“A Venezuela tornou-se tóxica no mercado mundial”

“A produção de petróleo caiu, as receitas petrolíferas tornaram-se, em poucos anos, as mais baixas da nossa história. Com as sanções, a Venezuela não pode vender o seu petróleo ao seu mercado natural, os Estados Unidos e a Europa. As sanções também afetam empresas privadas. A Venezuela tornou-se tóxica no mercado mundial. Isto afeta, portanto, não apenas o setor econômico, mas, em última análise, as perspectivas e expectativas que podemos ter para a economia a médio e longo prazo”, explica o economista.

No final de 2023, o governo e a oposição chegaram a um acordo sobre as próximas eleições presidenciais, marcadas para este ano. Com isso, Washington autoriza mais uma vez a compra de ouro, gás e petróleo venezuelanos por seis meses, um alívio das sanções que também coincide com as necessidades ocidentais de gás e petróleo causadas pela guerra na Ucrânia. A produção de petróleo venezuelana voltou a atingir 800 mil barris por dia, após um mínimo de 400 mil barris por dia no início de 2020.

Mas ao contrário do que foi decidido, o governo venezuelano impediu a oposição de escolher o seu candidato nas eleições presidenciais. Assim, no final de janeiro, os Estados Unidos optaram por reativar as suas sanções ao setor do ouro e garantem que se Nicolás Maduro não aceitar a realização de eleições “livres e justas”, os alívios nas sanções de petróleo e gás não serão prolongados. O prazo termina nesta quinta-feira, 18 de abril.

Chevron: gigante petrolífera americana estabelecida na Venezuela apesar das sanções

Depois de mais de um ano, a gigante petrolífera americana Chevron conseguiu retomar parcialmente as suas extrações de hidrocarbonetos na Venezuela. Mas um possível endurecimento das sanções não deverá afetar a empresa americana, já que a Venezuela não é um mercado prioritário, acredita Thomas Posado, professor de civilizações latino-americanas contemporâneas na Universidade de Rouen e autor do livro “Venezuela, da revolução ao colapso”.

“É possível ver benefícios: pouco mais de 100 mil barris são exportados por dia para os Estados Unidos com o objetivo de chegar a 250 mil barris por dia em 2025, num mercado em que têm grande presença e do qual nunca saíram realmente. Eles tinham licença para manter suas atividades, mas não para investir, nem para extrair novamente”, afirma.

“Portanto, não é um mercado prioritário para a Chevron. Agora, isso é algo substancial. A Chevron está totalmente dependente das escolhas da administração Biden no que diz respeito à Venezuela por razões completamente externas à Chevron e a uma verdadeira pressão migratória dos venezuelanos nos Estados Unidos. Dada a crise econômica, esta pressão migratória é, em parte, consequência destas sanções dos Estados Unidos”, acredita o especialista venezuelano.

(Com RFI)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World