Os 10 piores hábitos alimentares para inflamação

os 10 piores hábitos alimentares para inflamação

Inflammation concept, human tissues 3d rendering.

Créditos: image_jungle/istock

Os hábitos alimentares desempenham um papel crucial na saúde do nosso corpo, e certos padrões alimentares podem contribuir para a inflamação.

Seja crônica, aguda ou ambas, praticamente todas as pessoas já experimentaram inflamação.

Em termos simples, você pode pensar nisso como a resposta do corpo a uma lesão ou infecção bacteriana – dor, vermelhidão, inchaço, calor e assim por diante.

Por um lado, a inflamação é uma parte essencial do mecanismo de defesa do corpo.

os 10 piores hábitos alimentares para inflamação

Saiba como certos hábitos alimentares contribuem para inflamação

Quando você sofre uma lesão aguda ou doença bacteriana, seu sistema imunológico envia células inflamatórias para a área afetada como forma de iniciar a cura.

Mas se o seu corpo começar a enviar esses sinais de forma consistente quando você não tiver uma lesão ou infecção, pode ser um sinal do que é conhecido como inflamação crônica.

A inflamação crônica, que pode durar meses ou até anos, está diretamente ligada a problemas de saúde como diabetes e doenças cardiovasculares.

Muitos fatores podem levar à inflamação crônica, como estresse, tabagismo, doenças existentes, consumo excessivo de álcool e dieta inadequada.

Mas quando se trata de dieta, quais os hábitos alimentares que podem levar a uma inflamação?

Créditos: Vadym Petrochenko/istock

Excesso de açúcar adicionado

Os açúcares adicionados, especialmente aqueles presentes em alimentos e bebidas processados, têm sido fortemente associados à inflamação, e esses açúcares podem aumentar os níveis de mensageiros inflamatórios chamados citocinas.

Um relatório publicado na Frontiers in Immunology também sugere que dietas ricas em açúcar processado podem contribuir para doenças inflamatórias como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, psoríase e esclerose múltipla.

Carência de frutas e vegetais

Casos de inflamação excessiva podem ser um sinal de falta de frutas e vegetais na dieta.

Esses grupos de alimentos são ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que podem reduzir significativamente os marcadores inflamatórios no organismo.

A ciência confirma isso. Um relatório publicado no The American Journal of Clinical Nutrition afirma que, além de reduzir os marcadores inflamatórios, comer mais desses alimentos pode melhorar as células imunológicas.

Excesso de carne processada

Carnes processadas – como bacon e salsicha – contêm produtos finais de glicação avançada (AGEs), um componente que pode causar inflamação no corpo.

Os AGEs são formados quando os açúcares redutores reagem com as proteínas sob altas temperaturas. Esses compostos podem tornar os alimentos saborosos, mas podem não ser bons para a nossa saúde geral.

Por isso, o melhor é limitar o consumo desse tipo de alimento se estiver tentando evitar o aumento da inflamação.

Excesso de adoçantes artificiais

Pode ser um pouco confuso porque muito açúcar adicionado pode levar a mais inflamação.

No entanto, ao mesmo tempo, alternativas ao açúcar, como adoçantes artificiais, também têm sido associadas a respostas inflamatórias.

Em um estudo publicado na Nature, os resultados mostram que o consumo de adoçantes artificiais pode alterar a composição das bactérias encontradas no intestino.

E não só as bactérias nocivas sofrem um impacto, mas principalmente as bactérias boas.

Veja também: Brasil terá 1º restaurante oficial do Bob Esponja do mundo

Veja também: Senac libera mais de 70 cursos gratuitos online com certificado

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World