O segredo para não desistir dos exercícios

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Há dois anos, Amy Gruenhut desenvolveu uma infecção cerebral quase fatal que a colocou em coma por cerca de duas semanas. Desde então, ela foi de reaprender a comer, falar e andar até a correr quatro maratonas.

Gruenhut era uma corredora ocasional antes do coma, mas, após deixar o hospital, voltar para as pistas de corrida do Central Park parecia como um retorno à própria vida.

Fazer progresso exigia paciência e força de vontade que pareciam quase sobre-humanas. Mas, como todos, Gruenhut às vezes lutava para sair da cama e calçar seus tênis.

Para esses momentos, ela acumulou um grupo de amigos para se exercitar e incentivá-la a se mexer. “Eu não queria decepcioná-los”, disse Gruenhut, 44 anos, acrescentando: “Eles também estavam fazendo esse compromisso comigo.”

Independentemente de quão inspiradas as pessoas estejam para alcançar seus objetivos de saúde e fitness, muitas enfrentam barreiras para dedicar tempo, repetições ou passos.

Mas os especialistas dizem que a diferença entre desistir e não desistir muitas vezes se resume a ter uma pessoa, um grupo, um aplicativo ou outra força externa que te encoraje a continuar.

As chamadas estratégias de responsabilidade não são universais: uma pessoa pode achar motivador compartilhar tempos de corrida em um aplicativo fitness; outra pode achar isso profundamente estressante.

A chave é explorar até encontrar uma estratégia que funcione para você.

Encontre um amigo mais comprometido…

Fazer planos para se exercitar com um amigo aumenta suas chances de se exercitar. Mas alguns especialistas dizem que nos beneficiamos mais ao nos juntarmos com alguém que seja mais entusiasmado com os exercícios do que nós.

Um novo estudo sobre motivação na academia, em breve a ser publicado no jornal Management Science, descobriu que participantes que tinham dificuldade para se exercitar viram uma melhoria significativa quando se juntaram com um frequentador regular da academia, diz Rachel Gershon, autora líder do estudo e professora assistente de marketing na Universidade da Califórnia, Berkeley.

o segredo para não desistir dos exercícios

Planejar se exercitar com um amigo aumenta as chances de você de fato sair de casa para treinar. Foto: Drazen/Adobe Stock

…ou um que precise de um empurrão extra

Se você é o amigo mais dedicado ao exercício, pode se beneficiar servindo como motivador e professor para um amigo menos experiente, avalia Ayelet Fishbach, professora de ciência comportamental na Universidade de Chicago.

Quando você dá conselhos, não está apenas se responsabilizando perante a outra pessoa, você também está reforçando seu próprio compromisso ao ouvir-se articular como ou por que faz algo, diz ela.

Mantenha-se quase em silêncio sobre suas corridas

Decidir treinar para uma corrida ou outro evento atlético pode oferecer tanto estrutura quanto responsabilidade, comentam os especialistas. Mas você provavelmente se dará melhor mantendo seus planos relativamente privados.

Compartilhar uma meta ambiciosa amplamente — nas redes sociais, por exemplo — pode ter o efeito contrário, pois pode fazer você “sentir que já alcançou”, avalia Gabriele Oettingen, professora de psicologia na Universidade de Nova York.

Pesquisas sugerem que, para algumas pessoas, falar sobre uma meta próxima pode parecer um substituto para realmente fazê-lo: você obtém a mesma satisfação sem colocar o esforço necessário.

Espere para promover seu evento até estar perto da linha de chegada, orienta ela, tanto literal quanto figurativamente.

    Prometa a um instrutor que você vai aparecer

    Enquanto pagar uma mensalidade da academia impulsiona algumas pessoas a se exercitarem, não é suficiente para outros: apenas metade dos membros da academia vai duas vezes por semana.

    “Se você não cumprir, não há uma penalidade real”, nota Kevin Volpp, diretor do Penn Center for Health Incentives and Behavioral Economics, além de se sentir como se tivesse desperdiçado dinheiro.

    Para criar mais responsabilidade, ele disse, crie um relacionamento com um instrutor ou treinador e diga que você vai aparecer para uma aula ou sessão de exercícios em um horário específico.

    A responsabilidade social — não querer parecer um irresponsável — pode ser um motivador poderoso.

    Use clipes de papel para acompanhar o progresso

    Se você responde bem a sinais visuais, Justin Ross, um psicólogo clínico em Denver, recomenda exibir uma corrente de clipes de papel para acompanhar seus exercícios.

    Comece com um clipe, e toda vez que você se exercitar, adicione um novo à corrente. Ou faça uma bola de elásticos.

    Quando você estiver se sentindo desmotivado, ele disse, esses lembretes visuais “podem ajudar a fornecer um pouco dessa energia para começar.”

    Seja recompensado

    Se você precisa de um incentivo extra, inscreva-se em um aplicativo que paga ou recompensa você por se mover, aconselha Heather Royer, uma economista da saúde na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara.

    Esses aplicativos acompanham métricas como minutos ou milhas através do seu telefone ou dispositivo de fitness vestível, e oferecem descontos em produtos ou até doações para caridade em seu nome.

    Eles são normalmente financiados por patrocinadores corporativos ou comissões de marcas parceiras. Embora o pagamento em si seja pequeno, é motivador para Royer. “É o suficiente para que, no final da semana, se eu ainda não alcancei essa meta, decida fazer exercícios às 22h”, disse ela.

    Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World