‘Einstein e a bomba’: 7 falas marcantes do cientista no novo documentário da Netflix

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

‘einstein e a bomba’: 7 falas marcantes do cientista no novo documentário da netflix

Aidan McArdle como o físico Albert Einstein em ‘Einstein e a Bomba’ Foto: Divulgação/ Net

A Netflix, em parceria com a BBC, lançou o docudrama Einstein e a Bomba na útima sexta, 16. O roteiro de Philip Ralph utiliza trechos de discursos, cartas e entrevistas de Albert Einstein (1879-1955). O Estadão apresenta sete das mais marcantes falas presentes no filme.

Sobre a obra

Apesar dos momentos de dramatização preencherem boa parte do documentário – em que Einstein ganha vida na interpretação de Aidan McArdle – as frases do cientista alemão ganham destaque e ajudam a refletir sobre o contexto da época: o cenário de uma Segunda Guerra Mundial prestes a eclodir, com a intensa perseguição a judeus na Alemanha comandada pelo nazismo.

Mesmo sendo um cientista midiático, graças à sua teoria da relatividade, Einstein – que tinha origem judaica e era antinazista – não ficou incólume à perseguição. Precisou partir da Alemanha para Norfolk, na Inglaterra, onde tentava se adaptar com o assédio da imprensa e a ameaça iminente do facismo para o mundo.

Leia também:

    Contexto

    Em 2 de agosto de 1939, antes de Einstein se tornar cidadão norte-americano, uma carta assinada por ele e redigida por Szilard foi enviada ao presidente Franklin D. Roosevelt. Ele alertava sobre a possibilidade de o regime nazista desenvolver bombas atômicas e sugeria que os Estados Unidos acelerassem suas pesquisas na área.

    A carta, entregue a Roosevelt por Alexander Sachs, um conselheiro próximo ao presidente, em outubro de 1939, foi catalisadora para a ação do governo. Embora a resposta inicial tenha sido cautelosa, o alerta de Einstein e Szilard eventualmente levou à criação do Comitê Consultivo para o Urânio, marcando o início do Projeto Manhattan, tematizado no filme de Christopher Nolan, Oppenheimer.

    Oppenheimer

    O docudrama da Netflix pode servir como ponte para a narrativa de Oppenheimer, filme com mais indicações no Oscar deste ano. Enquanto a obra de Nolan se concentra na figura central do Projeto Manhattan, Einstein e a Bomba examina a contribuição indireta de Einstein para o início do projeto, enfatizando as implicações morais e éticas do desenvolvimento de armas nucleares.

    Einstein pode não ter estado presente em Los Alamos – mas suas ideias certamente estavam lá. Assim, o documentário da Netflix pode trazer respostas que o espectador de Oppenheimer busca, especialmente em relação ao contexto da projeto.

    Falas marcantes

    ‘einstein e a bomba’: 7 falas marcantes do cientista no novo documentário da netflix

    Albert Einstein em Princeton, onde ele deu aulas entre 1933 e 1955, ano de sua morte. Foto: Lotte Jacobi/American Museum of Natural History

    No trecho, o cientista relembra os primeiros questionamentos sobre o mundo que deram vazão a suas pesquisas.

    Einstein lembra que, quando era criança, queria apenas ficar em um canto, sem que o mundo lhe prestasse atenção. De repente, ele estava diante dos olhos de um planeta dividido, onde sofria, inclusive, ameaças de morte.

    A frase aparece nos primeiros minutos do docudrama, e serve como catalisadora para o porvir da narrativa.

    Einstein opina que, em contextos extremos, a resposta a um conflito ético e mortal deveria ser uma organização capaz de combater essa realidade. A paz, para ele, era missão e não apenas idealização.

    Como o próprio disse: “O silêncio faria com que me sentisse culpado por ser cúmplice”.

    No trecho, o cientista reflete sobre o que estava acontecendo em seu país natal com a ascensão de Hitler, e quais os riscos que isso representava para a liberdade e a segurança dos povos.

    Einstein declarava-se antiguerra, mas, diante do contexto que se emergia na Alemanha, estava convicto que a força organizada e militarizada do fascismo alemão só poderia ser combatida com outra força organizada.

    Assim, o cientista refletia sobre a realidade de sua nação, que, naquele momento, não tinha mais espaço para os valores que ele considerava irrefutáveis: a liberdade religiosa e cultural dos povos.

    No contexto do filme, a célebre frase – “se estivesse errado, bastaria um” –, é uma resposta à política da Alemanha nazista, que questionava os estudos do cientista. Quando informado que 100 professores nazistas taxaram sua teoria como incorreta, Einstein, então, afirma que, caso estivesse mesmo errado, bastaria um professor para confrontá-lo.

    Além de mostrar que seus resultados só foram alcançados após testes e experimentos – ou seja, comprovados – Einstein parece acenar para um processo científico que se popularizaria após a II Guerra, a revisão pelos pares. Sobretudo, o cientista coloca em xeque a opinião de quem duvidava de seu objeto de pesquisa mais por ter valores contrários aos do cientista do que pelos resultados que ele atingiu.

    Trecho do discurso de Einstein de 1933 em Albert Hall, Londres, para a conferência “Ciência e civilização”, que foi visto como uma resposta ao fascismo que se formava.

    Méritos

    Um dos grandes méritos de Einstein e a bomba é se debruçar sobre a humanização do maior cientista do século 20. Mesmo ele, considerado gênio, se frustra com o que considera ter sido seu maior erro de cálculo: abrir a “caixa de Pandora” da bomba atômica.

    Ao longo da narrativa, vemos que o cientista demonstra ser demasiadamente humano ao falhar, se arrepender e refletir sobre suas próprias convicções e sua missão como cidadão de um mundo em crise.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World