Lula visita pirâmides do Egito com Janja em dia de folga; veja vídeo

CAIRO, EGITO (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a falta de compromissos oficiais na cidade do Cairo, nesta quarta-feira (14), para visitar as pirâmides do Egito ao lado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja.

Lula também foi ao Novo Museu do Egito, que ainda não foi aberto oficialmente ao público. A programação foi descrita como agenda privada e não houve cobertura oficial para a imprensa. A Folha estava nas pirâmides e acompanhou parte da visita do presidente.

Lula desembarcou nesta quarta-feira (14) para o início de uma viagem de cinco dias pelo continente africano. Além da cidade do Cairo, o presidente também vai a Addis Ababa, capital da Etiópia, para participar da cúpula da União Africana.

O presidente chegou por volta de 9 horas (horário local) e seguiu direto para o palácio Qubba, um dos prédios do regime egípcio destinado a hospedar líderes estrangeiros.

ROTEIRO PREVISTO DE LULA NA ÁFRICA

14.fev, no Cairo

Visita às pirâmides e ao Grande Museu do Egito

15.fev, no Cairo

Reunião com ditador Abdel Fattah al-Sisi e assinaturas de atos; Visita à Liga Árabe, com possível discurso para embaixadores, e encontro com secretário-geral da organização, Ahmed Gheit

16.fev, em Addis Abeba

Possível reunião bilateral com a presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde

17.fev, em Addis Abeba

Participação na cúpula da União Africana

18.fev, em Addis Abeba

Reuniões bilaterais e outros eventos na sede da União Africana

A comitiva presidencial chegou ao complexo das pirâmides em um grande comboio de carros, pouco antes das 16 horas, quando o local é fechado para o público. No entanto, ainda havia muitos turistas, que de longe olhavam curiosos.

Muitos, no entanto, foram deixando o local, avisados pelo segurança de que as pirâmides já haviam fechado.

Os agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), além da segurança egípcia, realizou um cordão de segurança para impedir a aproximação. Após notar que havia integrantes da imprensa, a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) permitiu uma pequena aproximação dos poucos profissionais.

Lula foi guiado durante o tour por Khaled al-Anani, ex-ministro das Antiguidades do Egito.

As chamadas Pirâmides de Gizé foram construídas durante décadas, por volta dos anos 2.500 antes de Cristo. O grupo começou a visitação pela Pirâmide de Quéops, também chamada de a Grande Pirâmide de Gizé. Esse é o maior monumento, apesar de não aparentar, pois há outra pirâmide construída no alto de um morro.

Logo na sequência, todos entraram nos veículos do comboio e se dirigiram à Grande Esfinge, que tem uma aparência enigmática, com a cabeça humana e um corpo de leão. Nesse momento, novamente organizados, os seguranças conseguiram isolar novamente Lula e sua comitiva dos demais presentes.

Estavam na comitiva do presidente, além da primeira-dama, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além dezenas de assessores.

O mandatário havia pedido diretamente a seus assessores que providenciassem a visita às pirâmides, durante os preparativos para a viagem à África.

A chegada ao Egito acontece pouco mais de 20 anos após a sua primeira viagem ao país, ainda no primeiro ano do seu primeiro mandato, em dezembro de 2003. Lula também aproveitou aquele momento para visitar as pirâmides, na companhia da então primeira-dama Marisa Letícia.

Os dois depois foram ao Museu do Cairo. Em um clima de descontração, brincando e posando para fotos da imprensa que os acompanhava, o casal presidencial visitou em particular os objetos do faraó Tutancâmon (1340 a.C.-1322 a.C.), até hoje o único imperador egípcio cuja tumba foi encontrada intacta, em 1922.

Lula terá agendas oficiais no Cairo na quinta-feira (15). O presidente inicialmente será recebido pelo ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi. Os dois terão uma reunião bilateral e depois assinarão alguns atos, em particular nas áreas de cooperação de comércio e ciência e tecnologia. Também está previsto o lançamento do voo entre São Paulo e o Cairo.

Na parte da tarde, o brasileiro visita a sede da Liga Árabe, onde há a expectativa de que ele faça um discurso aos representantes desses países. Em 2003, Lula se tornou o primeiro líder latino-americano a falar na entidade.

A chegada de Lula ao Egito acontece em meio ao acirramento da tensão na Faixa de Gaza, após Israel anunciar sua intenção de ampliar as operações militares em Rafah, perto da fronteira com o Egito. O local concentra a população civil que vinha fugindo das outras áreas de conflito, além de ser a única porta para a saída do território palestino.

Também no Cairo ocorrem negociações para a implementação de um cessar-fogo em Gaza, que envolveriam a troca de reféns. Participam representantes do Hamas, de Israel, dos Estados Unidos, do Qatar e do Egito.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World