Nem Louvre, nem Torre Eiffel: pira olímpica ficará acessível ao público no coração de Paris

nem louvre, nem torre eiffel: pira olímpica ficará acessível ao público no coração de paris

Nem Louvre, nem Torre Eiffel: pira olímpica ficará acessível ao público no coração de Paris

Ninguém ousa ainda confirmar publicamente, mas fontes ouvidas pela agência AFP afirmam que a organização dos JO de Paris 2024 bateu o martelo e a pira olímpica deve ficar acessível ao público no coração da capital francesa, em uma área entre o Palácio do Louvre e a Place de la Concorde, informaram nesta quarta-feira (27) fontes envolvidas nas negociações.

Esse local secreto, que alguns imaginavam ser na Torre Eiffel ou nas proximidades, foi escolhido “há várias semanas” pelo comitê organizador (Cojo) e pela Prefeitura de Paris, segundo diversas fontes.

Chamado de “projeto Ariane”, o local finalmente escolhido não foi o inicialmente previsto. Em princípio, os organizadores e a prefeitura de Paris haviam optado por instalar a pira no pátio do Louvre, no centro do museu mais visitado do mundo.

“O local era mais complicado para o acesso do público. Então, a escolha das Tuileries [o Jardim das Tulherias, em português] também prevaleceu devido à facilidade de acesso público”, explicou essa fonte.

Rumores

Mais precisamente, a área de instalação escolhida fica no grande lago do Jardin des Tuileries, perto da entrada leste, em frente à Pirâmide do Louvre.

Esse local não fica longe da Place de la Concorde, um dos locais olímpicos que sediará quatro eventos (BMX freestyle, breaking, skate e basquete 3×3), e uma das mais antigas praças de Paris.

Quando questionado pela AFP, o comitê organizador se recusou a confirmar ou negar a informação, que foi mencionada pelo jornal esportivo L’Equipe em 20 de março. Pierre Rabadan, vice-comissário de esportes da prefeitura de Paris, se recusou a “comentar”.

“Já houve muitos rumores sobre a localização da pira”, explicou o Cojo, acrescentando: “O que podemos dizer é que, no espírito dos Jogos no coração da cidade, queremos que a pira olímpica fique no coração de Paris, por razões simbólicas, e para que possa ser vista por todos. É o espírito dos Jogos de Paris 2024 e da nossa cerimônia de abertura, ambos abertos ao maior número possível de pessoas e abertos à cidade.”

Segurança reforçada

Portanto, a pira será instalada no coração de Paris, a quase um quilômetro em linha reta da prefeitura, entre a Place Vendôme e o Musée d’Orsay. “É uma área que oferece segurança ideal. Haverá policiais de plantão 24 horas por dia para proteger a chama, e o público poderá vê-la graças às passarelas elevadas ao longo do jardim”, acrescentou a fonte.

O Louvre estará no centro dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, pois um jantar de “gala”, orquestrado pelas equipes do chef francês Alain Ducasse, também será organizado para cerca de cem chefes de estado e personalidades no museu, na véspera da cerimônia de abertura.

Quando perguntada sobre a localização da pira durante os Jogos Olímpicos, depois da informação mencionada pelo L’Equipe, a ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, se esquivou da pergunta no site da rádio RMC há cinco dias. “Ela chegará em Marselha a partir de 8 de maio”, disse apenas.

Último revezamento

Até o momento, não se sabe se a pira será acesa nas Tulherias pelo último portador da tocha ou se uma pira temporária será acesa em outro lugar no momento da cerimônia de abertura, e depois transferida.

Em edições anteriores dos Jogos Olímpicos, como no Rio (2016) e em Tóquio (2021), a pira foi acesa em um estádio (o Maracanã no Rio e o Estádio Olímpico em Tóquio), antes de ser transferida.

O revezamento da tocha, que será acesa em 16 de abril em Olímpia (Grécia), começará em Marselha (França) em 8 de maio, após uma viagem de mais de dez dias entre Atenas e a cidade de Marselha no navio de três mastros “Belem”.

Após uma viagem de quase dois meses e meio, passando por quase 400 cidades na França, o revezamento deve terminar em Paris, em 26 de julho. O nome do último corredor do revezamento ainda não foi revelado.

(Com AFP)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World