12 dificuldades comuns de uma pessoa com TDAH

12 dificuldades comuns de uma pessoa com tdah

tdah

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode impor uma série de desafios e dificuldades a uma pessoa. A condição afeta a sua capacidade de prestar atenção, controlar impulsos e regular o comportamento.

O impacto pode ser significativo na vida diário da pessoa, incluindo desafios na escola ou no trabalho, dificuldades nos relacionamentos interpessoais e problemas de autoestima.

No entanto, com o diagnóstico precoce, tratamento e suporte adequados, as pessoas com TDAH podem aprender a gerenciar seus sintomas e alcançar seu potencial máximo. O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicação, terapia comportamental e apoio educacional.

Créditos: FG Trade/istock

Dificuldades do TDAH

Ler um livro até o final

Para pessoas com TDAH, completar tarefas ou manter o foco em uma atividade por longos períodos de tempo é um baita desafio. Isso ocorre por diferentes razões.

A desatenção é um dos sintomas principais do TDAH e pode dificultar a manutenção do foco na leitura por longos períodos de tempo. Além disso, pessoas com TDAH podem se distrair facilmente com estímulos externos ou pensamentos internos, o que pode interferir na concentração na leitura.

Não atrasar

Pessoas com TDAH muitas vezes têm dificuldade em estimar adequadamente quanto tempo levará para completar uma tarefa ou chegar a um compromisso. Isso pode levar a subestimar o tempo necessário para concluir uma tarefa e, consequentemente, atrasar-se.

Além disso, problemas de organização são comuns em pessoas com TDAH, o que pode levar à desorganização de tarefas e à falta de um sistema eficaz para acompanhar prazos e compromissos. A falta de um sistema organizacional sólido pode contribuir para atrasos frequentes.

Planejar o futuro

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em concentrar-se nos detalhes necessários para elaborar planos abrangentes e a longo prazo. Elas também podem ser mais propensas a agir impulsivamente sem considerar totalmente as consequências a longo prazo de suas ações, o que pode dificultar o desenvolvimento e a implementação de planos de vida sustentáveis.

Ouvir sem interromper

A impulsividade é uma característica central do TDAH, o que significa que a pessoa pode ter dificuldade em controlar o impulso de falar ou interromper enquanto outra pessoa está falando. Essa impulsividade pode resultar em interrupções frequentes durante conversas.

A hiperatividade também pode levar à inquietação física e mental, tornando difícil para a pessoa com TDAH esperar sua vez de falar. Ela pode sentir uma urgência em expressar seus pensamentos ou responder a uma pergunta imediatamente, sem esperar que a outra pessoa termine de falar.

Fazer as coisas com antecedência

Pessoas com TDAH podem facilmente se distrair com outros estímulos ou pensamentos, o que pode resultar em procrastinação e, consequentemente, em atrasos.

Não perder objetos 

A desatenção é um dos principais sintomas do TDAH e pode resultar em dificuldade em prestar atenção aos detalhes, incluindo onde os objetos são colocados. Pessoas com TDAH podem se distrair facilmente e perder objetos porque não estão totalmente conscientes de onde os colocaram.

Manter suas coisas organizadas

A desatenção torna difícil para a pessoa se atentar aos detalhes e manter o foco em tarefas que exigem organização. Isso pode resultar em uma falta de atenção aos objetos ao seu redor e à ordem em que são mantidos.

Além disso, pessoas com TDAH podem não ter aprendido estratégias eficazes de organização ou não ter desenvolvido habilidades organizacionais ao longo do tempo devido às dificuldades associadas ao transtorno.

Dormir com facilidade

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em controlar impulsos, o que pode resultar em comportamentos impulsivos antes de dormir, como ficar acordado até tarde ou se envolver em atividades estimulantes que dificultam o sono, como usar eletrônicos.

Relaxar

A hiperatividade, caracterizada por inquietação física e mental, pode dificultar o relaxamento e a calma. Além disso, pessoas com TDAH podem ter uma tendência a experimentar níveis mais altos de ansiedade e preocupação, o que pode dificultar o relaxamento e o desligamento mental.

Priorizar tarefas

Problemas de organização são comuns em pessoas com TDAH, o que pode dificultar a criação de listas de tarefas prioritárias ou a manutenção de um sistema eficaz para acompanhar as responsabilidades. Isso pode levar a uma falta de clareza sobre quais tarefas são mais importantes e urgentes.

Controlar os gastos

A impulsividade é uma característica chave do TDAH. Isso pode levar a decisões financeiras precipitadas e gastos impulsivos sem considerar completamente as consequências a longo prazo.

Seguir uma rotina

Pessoas com TDAH podem agir impulsivamente e ter dificuldade em seguir uma rotina estabelecida, especialmente se surgir uma oportunidade ou estímulo que pareça mais interessante no momento. Isso pode levar a mudanças repentinas na rotina ou a ignorar os planos prévios.

Veja também: 9 TED Talks sobre educação das crianças que você precisa assistir

Veja também: Faça isso para evitar que encaminhem seus áudios no WhatsApp

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World