Entenda como açúcares aumentam a chance de desenvolver pedra nos rins

entenda como açúcares aumentam a chance de desenvolver pedra nos rins

Estudo revela que alimentos com açúcares adicionados aumentam chances de pedra nos rins

Créditos: iStock

Na saúde, frequentemente são descobertos novos fatores de risco para condições já conhecidas, nos surpreendendo e, muitas vezes, nos fazendo repensar hábitos cotidianos.

Uma pesquisa veio para adicionar mais uma preocupação à lista dos consumidores de alimentos ultraprocessados: o papel dos açúcares adicionados no desenvolvimento de pedras nos rins.

Publicada na revista científica Frontiers in Nutrition, a pesquisa analisou cerca de 28 mil adultos americanos.

Quais alimentos aumentam o risco de desenvolver pedra nos rins?

O estudo traz à tona a correlação entre o alto consumo de açúcares adicionados – presentes em grande quantidade em refrigerantes, doces, bolos, e outros alimentos processados – com um aumento no risco de desenvolvimento de cálculos renais.

entenda como açúcares aumentam a chance de desenvolver pedra nos rins

Rótulo usado nas embalagens de alimentos altos em açúcar adicionado

Mais especificamente, os resultados apontam para um risco 39% maior para os maiores consumidores desses açúcares.

Créditos: Catraca Livre/Caroline Vale

Os dados, coletados entre 2007 e 2018, são do National Health and Nutrition Examination Survey, dos Estados Unidos.

A ingestão média de açúcares adicionados pelos participantes somava 272,1 calorias por dia, representando 13,2% do total energético diário ingerido – um valor consideravelmente alto quando pensamos em nutrição e saúde preventiva.

Mas quais são os açúcares adicionados?

Diferente dos açúcares naturalmente presentes em frutas e em alguns laticínios, os açúcares adicionados são aqueles incorporados aos alimentos ou bebidas durante o processo de fabricação ou preparo.

Presente em uma vasta gama de produtos, desde os esperados doces e refrigerantes até produtos menos óbvios como molhos de salada e pães, o seu consumo excessivo tem sido uma preocupação crescente devido às várias implicações na saúde.

E agora, o que fazer?

Apesar da correlação encontrada, o estudo sublinha a necessidade de mais pesquisas para entender profundamente a relação entre o consumo de açúcar adicionado e a formação de cálculos renais.

Quais tipos de cálculos renais podem surgir? Quanto precisaríamos reduzir nosso consumo para diminuir o risco? São perguntas ainda em aberto, porém, já fica a dica para repensarmos nossas escolhas diárias em prol da saúde renal.

Não é novidade que os cálculos renais representam um problema significativo de saúde pública. No Brasil, a estimativa é que 10% da população sofra com essa condição.

Os sintomas, aliás, variam desde dores intensas até casos mais graves de insuficiência renal.

Prevenção é a chave

A pesquisa lança luz sobre a importância de mais atenção ao que consumimos. Enquanto mais estudos consolidam essas descobertas, vale a pena considerar a redução de alimentos com açúcares adicionados na dieta.

Escolhas alimentares conscientes, por fim, não só podem melhorar a qualidade de vida como prevenir condições de saúde adversas no futuro.

Veja também: Google anuncia mudanças em contas do Gmail; você será afetado?

Veja também: Gol faz promoção de passagens com preços a partir de R$ 124,10

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World