Mudanças climáticas reduziram a velocidade de rotação da Terra e a forma como lidamos com o tempo

mudanças climáticas reduziram a velocidade de rotação da terra e a forma como lidamos com o tempo

Mudanças climáticas reduziram a velocidade de rotação da Terra e a forma como lidamos com o tempo

Um estudo publicado hoje (27) na revista Nature revelou que o derretimento do gelo polar diminuiu a velocidade de rotação do planeta Terra, atrasando em três anos a necessidade de um “segundo bissexto”.

O segundo bissexto está relacionado ao calendário e ao conceito de anos bissextos. Um ano bissexto é um ano que tem um dia extra adicionado ao final de fevereiro, geralmente no dia 29 de fevereiro. Este dia extra é adicionado a cada quatro anos para manter o calendário alinhado com as estações do ano. Dessa forma, o aquecimento global atrasará a necessidade de outro segundo bissexto de 2026 para 2029.

Os pesquisadores examinaram minuciosamente a influência das mudanças climáticas na rotação da Terra, analisando dados de satélite, modelos climáticos e observações de campo. Uma das conclusões mais marcantes foi a revelação de que as massas das calotas polares se deslocaram para a região do Equador, ao redor do eixo de rotação.

De acordo com os cientistas, desde o início da década de 1990, com o afastamento da massa dos polos da Gronelândia e da Antártida em direção ao Equador, o planeta se tornou menos esférico e mais achatado. Assim como um patinador no gelo girando desacelera estendendo os braços para longe do corpo (e acelera puxando-os para dentro), esse fluxo de água para longe do eixo de rotação da Terra retarda a rotação do planeta.

As implicações dessa descoberta são vastas e variadas. Mudanças na rotação da Terra podem afetar uma série de fenômenos naturais e sistemas terrestres. Por exemplo, variações na duração dos dias podem ter impactos sobre os padrões climáticos regionais, os ciclos de vida das espécies e até mesmo a distribuição dos continentes.

À medida que continuamos a enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, essa nova pesquisa destaca a complexidade dos sistemas terrestres e a interconexão entre fenômenos aparentemente distintos. A compreensão dessas relações é fundamental para a formulação de políticas eficazes e a implementação de práticas sustentáveis que possam ajudar a mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Diante dessas descobertas, é imperativo que os governos, as empresas e os indivíduos tomem medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade ambiental.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World