GUIA 2024: Pérez chega com cabeça a prêmio e precisa convencer Red Bull a salvá-lo

guia 2024: pérez chega com cabeça a prêmio e precisa convencer red bull a salvá-lo

É preciso honestidade para tratar as questões da vida. Em nome desta honestidade, Sergio Pérez precisa admitir, ao menos no íntimo, que entra na Fórmula 1 2024 demitido. Não oficialmente, claro. Não é como Carlos Sainz, que está definitivamente fora da Ferrari, mas a decisão natural é essa. É apenas com essa admissão em mente que se dá o próximo passo: o que fazer para mudar o destino da maré, realizar improvável virada e provar para a Red Bull que é a melhor decisão possível para o futuro.

Após três anos nos quadros energéticos, Pérez já mostrou bem que é. As delícias, como as sequências de excelente desempenhos para vencer de maneira dominante, e das dores, como as dificuldades em classificação. No ano passado, a sequência terrível do miolo da temporada junto todos os fatores que incomodam, e o diagnóstico foi verbalizado publicamente pela equipe. Pérez sofreu desmonte psicológico e de confiança em ver as Max Verstappen escapar com a liderança.

Aqui, mais uma vez, a honestidade: Pérez não vai superar Verstappen. Veja bem, não se trata de algum demérito ao piloto mexicano, mas o reconhecimento de que Verstappen está em outro nível. É um dos talentos mais impressionantes que já brindou o público da F1 e está o auge técnico e de confiança, numa equipe em que se sente tremendamente confortável. Pérez é e sempre foi um bom piloto, que tem até momentos de ser muito bom. Mas não é a mesma coisa.

Portanto, por mais que machuque, Pérez precisa compreender que seu ano de maior sucesso possível é preparar para ser o segundo piloto perfeito. E isso não é um contrassenso ao princípio do esporte de sempre disputar para tentar vencer. Tem de tentar vencer Verstappen sempre, é claro, mas também precisa diminuir o sarrafo das próprias expectativas. Perder para Max na batalha interna da Red Bull não pode ser motivo para ‘Checo’ desmanchar e começar a andar distante das primeiras posições tantas vezes quanto fez em 2023.

GUIA F1 2024

F1 precisa driblar previsibilidade e já liga alerta em ano que começa turbulento

Verstappen entra favoritíssimo ao tetra e de olho em novos recordes da F1

Aston Martin arrisca em carro mais ‘autoral’, mas precisa agradar Alonso

guia 2024: pérez chega com cabeça a prêmio e precisa convencer red bull a salvá-lo

Sergio Pérez durante os testes coletivos de pré-temporada, no Bahrein (Foto: Red Bull Racing)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Talvez o leitor se espante. Afinal, Pérez foi vice-campeão mundial ao fim e a cabo, mas isso pouco importa. O RB19 foi um dos carros mais dominantes da história da Fórmula 1, e o fato de Pérez ter sofrido com ameaça de Lewis Hamilton até a penúltima prova do ano, mesmo que a Mercedes nem sequer tenha sido tão estável no posto de segunda força, é o destaque. Pérez esteve abaixo na maior parte do ano.

Ficou quase uma dezena de vezes fora do Q3 com um dos carros mais dominantes de todos os tempos — foram nove, ao todo. Algo que gerou cobrança às claras. E nas últimas cinco corridas do ano, em três das idas ao Q3, terminou com a nona colocação no grid. Claro que, ao contar com o carro que tinha e a famosa habilidade de recuperação em corridas, conseguiu reaver pontos. Mas apenas quatro segundos lugares — e só dois nas últimas 17 corridas — é pouco.

Com a derrota para Charles Leclerc pelo vice de 2022 e a aproximação de Hamilton mesmo em meio à chinelada constante que a Red Bull aplicou em 2023, deixou claro para a equipe que Pérez deixa o time sempre por um fio na briga pelo melhor dos resultados. E, ora, o domínio de 2023 não será possível de replicar com frequência.

GUIA F1 2024

Do formato sprint ao DRS e multas: o que muda na nova temporada da Fórmula 1

F1 pega fogo antes mesmo do início com Hamilton, Andretti e Horner

guia 2024: pérez chega com cabeça a prêmio e precisa convencer red bull a salvá-lo

Pérez vai tentar calar os críticos com “melhor temporada da vida” em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Consistência na classificação e entrega dos melhores resultados possíveis para não deixar qualquer margem para uma possível rivalidade com oponentes que vistam outras cores. Incomodar Verstappen vez ou outra é bom, e é o que dá para fazer. Pérez não vai tirar o sorriso do rosto de Verstappen, apesar de manter a postura de que pode. A possibilidade disso acontecer é virtualmente nenhuma, mas pode incomodar o suficiente para mantê-lo atento e manter a Red Bull feliz.

É o segredo para Pérez provar, no tribunal da Red Bull, que a cabeça deve sair da oferta e ser reservada para mais um período com carros de ponta. Isso, é claro, se assim ele quiser. Mas tendo em vista a falta de opções que o tiraria do grid em 2020, quando foi dispensado pela então Racing Point antes da mudança para a Aston Martin, é difícil imaginar que não queira.

Pérez tem um elemento mais de incerteza ao entrar na jornada sem conseguir enxergar o futuro. Christian Horner, chefe da escuderia rubro-taurina, foi quem decidiu por chamar Pérez e advogou em prol do mexicano desde o começo, além de defendê-lo das constantes ‘falastrices’ do consultor Helmut Marko. Ter Horner é muito importante para as chances de permanecer.

guia 2024: pérez chega com cabeça a prêmio e precisa convencer red bull a salvá-lo

Sergio Pérez vai provar para Red Bull que precisa ficar? (Foto: Red Bull Racing)

Mas a situação do chefe é uma incógnita. Investigado internamente por comportamento inadequado, após reclamação oficial feita por uma funcionária, Horner também está a perigo, algo que era impensável há um mês. O desfecho da investigação, que já vai se alongando, cada vez está mais próxima, e um afastamento daquele que foi o patrono de ‘Checo’ na Red Bull seria quase um tiro de misericórdia em qualquer chance de permanecer. É natural que seja assim, porque um novo chefe chegaria motivo a imprimir a própria visão e, já que em Verstappen não se mexe, a troca do outro piloto será desejo evidente.

O futuro de Pérez é um mistério, mas aponta para mudança. De Daniel Ricciardo a Alex Albon, vários pilotos estão atentos, babando pela oportunidade de abocanhar um assento como esse. A cabeça está a prêmio. Pérez terá de provar que o mundo está errado.

O GRANDE PRÊMIO publica nesta semana um guia completo de tudo que é preciso saber sobre a temporada 2024 da Fórmula 1, que começa no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World