As melhores ervas para memória e saúde cerebral

as melhores ervas para memória e saúde cerebral

sálvia

Uma série de ervas e temperos pode ajudar a melhorar a saúde do seu cérebro, e alguns deles podem já estar na sua geladeira ou armário.

Várias destas ervas e especiarias foram objetos de estudo quanto aos seus efeitos na doença de Alzheimer.

Enquanto outras foram testadas quanto aos seus efeitos globais na cognição (ou seja, a ação ou processo mental envolvido no pensamento, compreensão, aprendizagem e memória).

Quais ervas e temperos que beneficiam o cérebro?

Sálvia

Uma especiaria conhecida por seu aroma, a sálvia também pode melhorar a cognição e ajudar no tratamento da doença de Alzheimer.

as melhores ervas para memória e saúde cerebral

ginkgo biloba

Na verdade, uma revisão de pesquisa publicada em 2017 sugere que a sálvia contém compostos que podem ser benéficos para a função cognitiva e neurológica.

as melhores ervas para memória e saúde cerebral

temperos-ervas-cérebro

Créditos: Sunlight-studio/DepositPhotos

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria muito usada na Ayurveda.

Contém um composto chamado curcumina, que tem efeitos antioxidantes e antiinflamatórios. Esses dois fatores podem beneficiar a saúde do cérebro e a saúde geral.

De acordo com uma revisão de 2010, pesquisas sugerem que a cúrcuma pode melhorar a saúde do cérebro e prevenir o Alzheimer, eliminando o beta-amilóide do cérebro.

Sabe-se que o acúmulo dessa proteína forma placas cerebrais relacionadas ao Alzheimer.

Além disso, a cúrcuma pode proteger a saúde do cérebro, inibindo a degradação das células nervosas do cérebro.

Ginkgo biloba

Há muito utilizado como tratamento para a demência, o ginkgo biloba é um remédio comum na medicina tradicional chinesa e bem conhecido por seus benefícios.

Acredita-se que o ginkgo biloba possa ajudar a melhorar a função cognitiva, em parte, estimulando a circulação e promovendo o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Embora a pesquisa tenha produzido resultados mistos, há evidências de que esta erva pode melhorar a função cognitiva em pessoas com Alzheimer.

Créditos: fotokris44/DepositPhotos

Além disso, uma revisão de pesquisa publicada no Journal of Alzheimer’s Disease em 2015 sugere que um extrato de ginkgo biloba chamado EGb761 pode ser útil para retardar o declínio da cognição.

Isso especialmente entre pacientes que apresentam sintomas neuropsiquiátricos, além de comprometimento cognitivo e demência.

Ginseng

O Ginseng é uma das melhores ervas para o cérebro devido à sua capacidade potencial de prevenir a perda de memória. Além disso, ajuda a reduzir o declínio da memória relacionado à idade.

Uma das plantas mais populares na fitoterapia, o ginseng contém produtos químicos antiinflamatórios chamados ginsenosídeos.

De acordo com uma revisão publicada em 2018, os cientistas observaram que os ginsenosídeos podem ajudar a reduzir os níveis cerebrais de beta-amilóide em estudos preliminares de laboratório.

Erva-cidreira

Créditos: MadeleineSteinbach/DespositPhotos

Uma erva que frequentemente as pessoas usam para fazer chá e aliviar a ansiedade e a insônia, a erva-cidreira pode ajudar a melhorar a função cognitiva.

Algumas pesquisas sugerem que esta pode ser uma ótima erva para perda de memória.

Para um estudo publicado no Journal of Neurology, em 2003, 42 pacientes com doença de Alzheimer leve a moderada tomaram placebo ou extrato de erva-cidreira por quatro meses.

No final do estudo, aqueles que receberam erva-cidreira apresentaram uma melhoria significativamente maior na função cognitiva.

Embora certas ervas e especiarias possam ter efeitos benéficos no cérebro, nenhum remédio natural deve ser usado como substituto dos cuidados padrão no tratamento de uma condição que afeta a saúde do cérebro.

Efeitos colaterais

É importante notar que embora adicionar ervas e temperos em pequenas quantidades utilizadas na culinária possa ser saudável e benéfico, usá-los em grandes quantidades pode ser perigoso.

Tomar ervas e temperos de forma mais concentrada, como os encontrados em suplementos, apresenta maior risco de efeitos colaterais adversos.

Formas concentradas (suplementos) de açafrão, ginseng e ginkgo têm um efeito afinador do sangue, aumentando assim o risco de sangramento, especialmente em pessoas que tomam outros anticoagulantes.

O ginseng pode causar alterações na pressão arterial (maior ou menor), interage com muitos medicamentos e pode causar uma reação alérgica grave ou danos ao fígado em casos raros.

Por isso, antes de começar a tomar qualquer suplemento ou fazer alterações significativas na alimentação, é importante conversar com um médico.

Veja também: ‘Oscar’ da aviação elege os 10 melhores aeroportos do mundo

Veja também: TikTok lança novo app para competir com o Instagram; saiba tudo

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World