Pinacoteca de São Paulo ganha pit stops gastronômicos de sabor nordestino

pinacoteca de são paulo ganha pit stops gastronômicos de sabor nordestino

Fitó, Pina Estação, São Paulo, Brasil

Com três unidades na região central da cidade, a Pinacoteca de São Paulo (Pina, para os mais íntimos) é um dos museus mais queridos da capital paulista (leia mais sobre a instituição abaixo).

Desde dezembro de 2023, os ricos passeios culturais ganharam um chamariz extra: a culinária de influência nordestina com toques pessoais da chef Cafira Foz, cearense de Fortaleza e criada em Teresina, capital do Piauí.

Comandado por Cafira, o restaurante Fitó, de Pinheiros, é um dos endereços bons e baratos selecionados pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023. A marca assumiu espaços nos três prédios do museu – Pina Luz, Pina Estação e Pina Contemporânea – depois de passar por um processo de seleção que levou três meses.

O Fitó está chegando aos poucos. Na Pina Luz, por exemplo, o salão passa por uma reforma, então o atendimento por enquanto é feito no terraço por um food truck rodeado de cadeirinhas de praia.

De todo jeito, antes ou depois de conferir as exposições, os visitantes  já podem fazer um pit stop gastronômico com o tempero de Cafira nos três edifícios. Confira a seguir o que cada um deles oferece.

Fitó Luz 

Praça da Luz, 2 – Luz – Instagram: @fitopina_

Enquanto o salão principal não fica pronto, o atendimento no terraço da Pina Luz, de frente para o Parque da Luz, é feito por um food truck junto a mesinhas com cadeiras de praia.

Por enquanto, a operação adota parte do cardápio das outras unidades. Quando o salão for liberado (a previsão é ainda para o primeiro semestre de 2024), passará a servir o menu do Fitó Contemporânea.

Para apreciar a vista do parque e relaxar após a visitação, o lanchinho pode incluir um pão de queijo simples ou recheado de opções como com ragu ou queijo da Canastra e goiabada. Se preferir algo mais substancial, uma alternativa é o cuscuz de milho com hortaliças assadas, que faz lembrar o Piauí. Como complemento, vai bem uma taça de vinho da distribuidora Tão Longe Tão Perto, que trabalha com pequena produção.

Fitó Estação 

Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia – Instagram: @fitopina_

O café, com 28 lugares, procura fazer uma conexão com a história do edifício da Pina Estação, que já teve como ocupantes o Armazém Central da Estrada de Ferro Sorocabana e o DOPS (Departamento de Ordem e Política Social), o maior órgão de censura da Ditadura Militar.

Nos anos de chumbo, quando os censores militares barravam notícias nos jornais, os espaços em branco eram preenchidos com receitas de bolo. Por isso, para seu balcão de comidinhas, o Fitó procura ressignificar essas receitas. Também serve cafés especiais, como forma de lembrar a importância que os grãos tiveram para a região da Luz.

Para acompanhar um expresso, as sugestões são bolo de chocolate com creme de queijo e puxuri (semente amazônica) ou bolo de laranja, iogurte e fubá. Em dias mais quentes, vale investir na cajuína, suco de caju clarificado, ou na soda de coentro, geladinhas.

Fitó Contemporânea 

Avenida Tiradentes, 273 – Luz – Instagram: @fitopina_

Posicionado na cobertura envidraçada no topo do prédio Pina Contemporânea, o restaurante conta com um lindo salão (ainda em remodelação, em operação reduzida) e uma grande cozinha.

O menu apresenta sanduíches, tortas e pratos sob medida para um café da manhã tardio, um almoço ligeiro ou um lanche no meio da tarde. As opções incluem broa de milho recheada de bacalhau, sanduba de mortadela ou torta de xinxim de galinha. Para uma refeição mais alentada, que tal o cozido de fava com linguiça sertaneja de carne de sol?

Para beber, há drinques como a mimosa do Fitó, feita com espumante e cajuína.

Bônus

Pinacoteca de São Paulo

Pina Luz – Praça da Luz, 2, Luz — (11) 3324-1000

Pina Estação – Largo General Osório, 66, Santa Infigênia — (11) 3335-4990

Pina Contemporânea – Av. Tiradentes, 273, Luz

Museu de arte visuais mais antigo da cidade, a Pinacoteca de São Paulo foi fundada em 1905. Com ênfase na produção brasileira do século XIX até os dias de hoje, conta com um acervo com cerca de 11 mil peças, entre as quais, trabalhos de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Oscar Pereira da Silva, entre outros.

Os três edifícios na região central da cidade que compõem a Pinacoteca realizam anualmente em torno de trinta exposições, atraindo um público de cerca de 500 mil pessoas. Confira algumas atrações em cartaz.

Edifício Pina Luz 

Sedia mostras de longa duração, como a “Pinacoteca: Acervo”, que ocupa dezenove salas com cerca de mil obras de mais de 400 artistas e vai até dezembro de 2025.

Também tem uma programação de exposições temporárias, como a que reúne oitenta trabalhos do artista visual pernambucano Montez Magno (1934–2023) e pode ser vista até 3 de março. Ou a instalação da artista visual mineira Sonia Gomes, intitulada “Sinfonia das Cores”, criada para o Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca Luz, em cartaz até 28 de janeiro.

Edifício Pina Estação

A mostra “Jarbas Lopes: Eixos” está organizada em quatro núcleos, ocupando o estacionamento e o quarto andar da Pina Estação. A ideia é mostrar um panorama dos trinta anos de carreira desse artista carioca, um dos pioneiros na reflexão sobre arte e meio ambiente. Vai até 31 de março.

Edifício Pina Contemporânea

Pioneira nos experimentos em arte para a internet e em diferentes meios tecnológicos, a artista chinesa Cao Fei é apresentada aos brasileiros na exposição “O Futuro Não É um Sonho”, sua primeira mostra individual na América Latina. Divididas em quatro grupos temáticos, suas criações analisam como as mudanças sociais e tecnológicas do século XXI afetam a subjetividade e as experiências humanas. Até 14 de abril.

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World