Ministros do STF recorrem a Lula por apoio na briga com o Congresso

O encontro ocorreu na casa do ministro Gilmar Mendes. Estavam presentes os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes – principal alvo de críticas no Congresso. Lula foi acompanhado dos ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Por Redação – de Brasília

A insatisfação no Congresso com a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) foi o prato principal no jantar entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e quatro ministros da corte, noite passada. Segundo apurou a mídia conservadora, o tom da conversa foi de preocupação dos ministros com o ambiente de enfrentamento e a falta de apoio por parte de políticos mais alinhados à base do governo.

ministros do stf recorrem a lula por apoio na briga com o congresso

Ministro do STF, Gilmar Mendes sempre foi um crítico dos métodos empregados na Lava Jato

As relações entre o Legislativo e o Judiciário têm se deteriorado mais velozmente após as acusações por parte do empresário norte-americano Elon Musk contra Moraes, ao criticar ordens de bloqueio de contas na rede social X (ex-Twitter).

O encontro ocorreu na casa do ministro Gilmar Mendes. Estavam presentes os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes – principal alvo de críticas no Congresso. Lula foi acompanhado dos ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

 

Direita

No fim de 2023, quando a pauta anti-STF ameaçava avançar no Senado, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), garantiu nos bastidores que não permitira o avanço da pauta. Mas a situação agora é outra. Lira passou a articular a contenção dos poderes da Corte Suprema.

O pedido dos ministros ao presidente Lula, durante o jantar, foi no sentido de que haja maior empenho do governo na defesa da democracia e do próprio Supremo, explicitando a visão de que a corte está sob ataque.

“Segundo um dos participantes, a avaliação foi a de que o STF vem assumindo um protagonismo contra iniciativas antidemocráticas e, por isso, é alvejado pela direita. Um dos diagnósticos foi a falta de um coro governista em defesa de propostas encampadas pelos ministros, como a questão da regulação das redes”, apurou o diário conservador paulistano Folha de S. Paulo (FSP).

 

Tensão

Entre integrantes do chamado ‘Centrão’, há uma lista de episódios que elevaram a temperatura com o Supremo: buscas e apreensões autorizadas contra parlamentares, manutenção de sigilo em diversos casos relatados por Alexandre de Moraes e a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), segundo dizem esses deputados, sem que houvesse um flagrante.

Os convivas também apontaram medidas do Congresso que acabam por exigir uma resposta do Judiciário e elevam a tensão entre os Poderes. Entre o exemplos citados estão o marco temporal das terras indígenas, o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos e a proposta para criminalização do porte de drogas — este na contramão da tendência de descriminalização da maconha para uso pessoal em avaliação pelo STF e, ademais, em países como os EUA, Alemanha e Portuga, entre outros.

 

Barroso

Logo em seguida ao encontro dos ministros com o presidente da República, o Senado aprovou na véspera, em primeiro e em segundo turnos, a proposta que coloca na Constituição a criminalização de porte e posse de drogas, em reação ao julgamento do STF.

Lula teria concordado, no jantar, com a necessidade de maior ajuda da base governista. Mas essa conversa não tinha como objetivo a adoção de medidas práticas. A ausência marcante no encontro foi a do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Ele se indispôs com Gilmar Mendes e Moraes em julgamentos nos últimos meses, gerando um ambiente pesado na Corte.

O jantar aconteceu sob as ameaças de Lira de que esta semana pegaria fogo. O avanço do julgamento do foro especial no STF e a atuação de aliados do governo Lula para manter a prisão de Chiquinho Brazão ampliaram os atritos entre Câmara, Planalto e a corte. Irritado, Lira chamou de incompetente o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), a quem se referiu como um desafeto. O governo aguarda por novos desdobramentos neste front.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World