A única certeza para o Campeonato Brasileiro de 2024 é a indignação

O Campeonato Brasileiro de 2024 enfim começou, e ainda que seja errado dizer que é uma competição com 10 ou mais candidatos ao título, fato é que é difícil apontar um grande favorito. O Flamengo de Tite e sua defesa impenetrável? Grande candidato. O Palmeiras de Abel mais uma vez? Impossível duvidar. Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Fluminense, Botafogo ou algum outro correndo por fora? Também temos isso por aqui.

Quer ver jogos do Brasileirão ao vivo? Clique aqui para acessar

A briga contra o rebaixamento à Série B também conta com alguns favoritos, mas a luta para fugir da degola é outra daquelas que apresenta surpresas. Em outras palavras: ainda que envolto naquela certa previsibilidade que só o futebol supermoderno oferece, o Brasileirão ainda pode ser considerado como imprevisível. A única certeza é a de indignação geral, reclamações e falhas de organização.

    Expectativas desleais?

    a única certeza para o campeonato brasileiro de 2024 é a indignação

    Corinthians torcida 2024

    Parte da realidade em ser um país de dimensões continentais, com grande número de clubes gigantes, é olhar mais para a camisa do que para a própria capacidade de investimento e do elenco. Como dizer às torcidas de alguns dos nossos maiores clubes que o seu time não pode sequer sonhar com o título do Brasileirão?

    O dia em que uma torcida deixar de sonhar, deixará de ser torcida… e aí o futebol deixa de ser futebol. Mas um pouquinho de pés no chão não faz mal a ninguém. A medida do sonho não deveria ser igual à medida da frustração, que motiva muitas vezes reações desproporcionais, violentas e até criminosas em algumas ocasiões. É um roteiro que se repete ano após ano, década após década.

    Seja em relação ao time que deslizou na briga pelo título ou por uma vaga direta na Libertadores de 2025, seja na tensa batalha contra o rebaixamento, teremos mais torcedores indignados do que felizes. O Brasileirão não é o melhor campeonato de futebol do mundo, mas com certeza é o que deixa mais torcedores de diferentes clubes em estado de revolta.

    Indignação com o calendário e Copa América

    a única certeza para o campeonato brasileiro de 2024 é a indignação

    Ednaldo Rodrigues CBF

    Outra exclusividade do Brasil é a situação que envolve os jogos de seleções. A paralização dos jogos entre clubes nas Datas Fifa, para amistosos ou Eliminatórias, é uma grande mentira, uma vez que as partidas do futebol brasileiro acontecem apenas poucos dias depois – às vezes poucas horas! — da bateria de compromissos dos países.

    Jogadores convocados retornam de suas seleções com enorme desgaste, após voos fretados e poucas horas de sono, já tendo que entrar em campo em alguma tarde/noite de Brasileirão. Vendo eventualmente seu time ser prejudicado com esta realidade, impossível não dar razão ao torcedor que se sente prejudicado. Uma convocação, que tradicionalmente sempre foi visto como motivo de orgulho, agora não deixa de ser também um temor.

    Em 2024, a novidade é que os jogos do Brasileirão não serão paralisados durante a Copa América que será realizada nos Estados Unidos. Ou seja, no período de pouco mais de um mês, entre junho e julho, um time pode jogar algumas partidas bastante desfalcado. Estamos falando, eventualmente, de Palmeiras sem Gustavo Gómez, Flamengo sem os seus uruguaios e muito mais.

    “Sistema”, “Corruption” e mais: a indignação geral

    a única certeza para o campeonato brasileiro de 2024 é a indignação

    John Textor Botafogo vs Palmeiras 2023-24

    Mas a grande certeza é da indignação fruto dos enormes e constantes erros de arbitragem que acontecem no Brasileirão — mais pela ausência de um critério unificado do que qualquer outra coisa, ao menos dentro do que é publicamente sabido. O prejudicado daqui será o beneficiado dali, em um ciclo vicioso que faz profissionais da bola e dirigentes destilarem acusações.

    Em 2023, o auxiliar-técnico do Palmeiras, João Martins, afirmou em entrevista que havia um “sistema” trabalhando para impedir os alviverdes de serem campeões. Suas palavras foram validadas pela presidente Leila Pereira. John Textor, dono da SAF do Botafogo, vem insistindo até hoje que o futebol brasileiro está mergulhado em corrupção e afirmou ter provas de jogos manipulados – documentos que ainda não foram exibidos, se é que existem de fato.

    O Brasileirão é uma delícia, claro, mas também é bom se preparar para a avalanche de motivos para ficar indignado: só um time será campeão, a maior parte dos outros gigantes vai ficar pelo caminho, seja por incapacidade própria, erros de arbitragem, desfalques por causa de jogos de seleções ou sei lá o que. Dirigentes e treinadores vão gritar e acusar, mas conseguirão provar? Que venha mais um Campeonato Brasileiro, com sua imprevisibilidade e os seus intermináveis dias da marmota.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World