‘Problema foi mudança de metas? Não’, diz Mansueto após alta do dólar e juros

Após dias de nervosismo no mercado financeiro, com subida das curvas de juros e disparada do dólar, o ex-secretário do Tesouro Nacional e atual economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, disse que o movimento não foi puxado pela mudança na meta fiscal do governo, e sim pelo contexto em que houve essa alteração.

“O problema da semana passada foi a mudança de metas? Não, porque o mercado já esperava dados fiscais piores do que as metas do governo”, afirmou, emendando que o problema foi “o contexto que se deu essa mudança de meta”.

As declarações foram dadas nesta segunda-feira, 22, no Seminário Brasil Hoje, da Esfera, em São Paulo.

O dólar e a curva de juros brasileira tiveram dias de alta na semana passada em meio ao cenário externo desfavorável, mas com um aumento das incertezas após o anúncio da equipe econômica sobre mudanças nas metas para as contas públicas em 2025 e 2026. O comunicado veio na segunda-feira, 15, e na prática representa um adiamento dos planos do governo para colocar os números no azul.

Além disso, há dúvidas sobre a capacidade do governo em cumprir o novo arcabouço fiscal, que entrou em vigor há menos de um ano. Isso porque há uma dependência de aumento das receitas para cumprir a regra, e não se sabe ao certo como isso vai acontecer.

Nesta segunda, Mansueto apontou o ajuste fiscal como um “problema de curto prazo” que o Brasil precisa resolver para possibilitar a continuidade do ciclo de corte na taxa de juros para, assim, atrair investimentos.

Atraindo investimento privado

Também presente no evento, Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, se disse “otimista” em relação ao potencial do Brasil para atrair investimentos, especialmente na chamada “economia verde”, mas também citou a questão fiscal como um um desafio para a confiança do investidor.

“O mercado de capitais brasileiro, apesar de ter um desenvolvimento recente, ele é maduro”, disse Vorcaro. “O que falta é a gente conseguir fechar essa conta”, acrescentou, dizendo ainda que “o custo de capital é o grande desafio para a gente”.

Radamés Casseb, CEO da Aegea Saneamento, também se mostrou confiante. “A cada dois anos a gente tem instabilidade de narrativas”, disse ele, citando o cenário político brasileiro, “mas parte disso é ruído”.

Ele afirma que o trabalho para atrair investimentos inclui “atravessar o ruído, atravessar a neblina, entregar para o investidor a garantia visível de projetos que entregará rentabilidade e modelos retro aplicáveis”.

Também falando sobre os investimentos no país, Mansueto disse que não se pode esperar que o setor público direcione recursos para isso nos próximos anos. “Não tem folga fiscal”, afirmou ele, acrescentando que “não vai melhorar nos próximos dois anos”.

Já no cenário para investimento privado, “se a gente tiver a mensagem adequada, o mercado vai fazer o investimento”. “Se a gente acha que é um momento difícil, não é”, afirmou Mansueto, comparando o cenário atual com a inflação da década de 80. “A segunda diferença é que o Brasil hoje é credor em dólar.”

O post ‘Problema foi mudança de metas? Não’, diz Mansueto após alta do dólar e juros apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World