Macron e Lula condenam processo eleitoral na Venezuela e analisam presença de Putin na cúpula do G20

macron e lula condenam processo eleitoral na venezuela e analisam presença de putin na cúpula do g20

O presidente da França, Emmanuel Macron, condenou a exclusão de Corina Yoris da eleição presidencial na Venezuela em uma coletiva de imprensa conjunta com Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta quinta-feira (28), em sua primeira visita oficial de três dias ao país. Juntos, os líderes também comentaram sobre um possível convite ao chefe de Estado russo, Vladimir Putin, para a cúpula do G20 no Brasil, em novembro.

Macron afirmou categoricamente que um convite ao presidente russo para a cúpula do G20 no Brasil, em novembro, deve ser objeto de um consenso dentro do clube dos países mais industrializados do mundo.

“O significado desse clube é que ele deve ser consensual com os outros 19, e esse será o trabalho da diplomacia brasileira”, apontou o francês em uma coletiva de imprensa conjunta com Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Se essa reunião puder ser “útil, devemos fazê-la”, afirmou Macron, mas ponderou que “se ela criar divisão, sem dúvida não” deverá acontecer.

O Brasil assumiu a presidência do G20 em dezembro, e busca conseguir apoio para novas fontes de financiamento para políticas de combate à fome e à mudança do clima.

Críticas à Venezuela

Os dois líderes criticaram a exclusão de Corina Yoris da eleição presidencial na Venezuela. Macron condenou “veementemente” o fato de a opositora do presidente venezuelano Nicolas Maduro não ter conseguido se registrar para votar.

“Estamos pedindo sua reintegração e espero sinceramente que possamos ter uma estrutura reconstruída nas próximas semanas e meses. Não devemos nos desesperar hoje (…), mas a situação é grave e se deteriorou como resultado dessa decisão”, declarou Macron.

Por sua vez, Lula disse ser “grave” que Corina Yoris não tenha conseguido se registrar para votar em 28 de julho, como a candidata da oposição ao presidente venezuelano Nicolas Maduro, que está no poder há 11 anos. “Não há explicação legal ou política para proibir um oponente de se candidatar”, disse o presidente de esquerda do Brasil.

“Eu disse a Maduro que a coisa mais importante para restabelecer a normalidade na Venezuela era evitar qualquer problema no processo eleitoral e que as eleições deveriam ser convocadas da maneira mais democrática possível”, insistiu Lula, em Brasília.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World