Lula e Macron sobem o tom contra Venezuela por exclusão de opositora das eleições

lula e macron sobem o tom contra venezuela por exclusão de opositora das eleições

O presidente francês, Emmanuel Macron (E), posa para fotos com a Ordem do Cruzeiro do Sul, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 28 de março de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu pela primeira vez o tom com relação ao governo venezuelano de Nicolás Maduro, devido à exclusão da principal candidata opositora das eleições presidenciais, ao expressar uma forte condenação junto a seu contraparte francês, Emmanuel Macron.

lula e macron sobem o tom contra venezuela por exclusão de opositora das eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (E), conversa com o contraparte francês, Emmanuel Macron (D), durante cerimônia de inauguração do submarino Tonelero na base naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, em 27 de março de 2024

Em uma coletiva de imprensa conjunta nesta quinta-feira (28) em Brasília ao fim de uma visita de Estado de três dias de Macron, Lula considerou “grave” a exclusão de Corina Yoris, designada pela líder opositora María Corina Machado, para enfrentar Maduro em 28 de julho.

lula e macron sobem o tom contra venezuela por exclusão de opositora das eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu contraparte francês, Emmanuel Macron, durante visita à ilha de Combu, perto de Belém do Pará, em 26 de março de 2024

“É grave que a candidata não possa ter sido registrada (…) Não tem explicação jurídica, política”, declarou Lula, que se disse “surpreso” com a notícia.

A Venezuela encerrou o prazo de registro de candidatos na segunda-feira sem que a principal coalizão da oposição, a Plataforma Unitária Democrática (PUD), pudesse inscrever Yoris.

Macron, por sua vez, condenou “veementemente a exclusão de uma candidata séria e crível deste processo” e instou uma recuperação de sua possibilidade de participar das eleições.

Yoris, uma acadêmica de 80 anos, não conseguiu acessar o sistema de inscrição, que estava bloqueado, segundo denunciou a PUD.

Após verificar essa impossibilidade, a principal aliança opositora venezuelana conseguiu registrar outro candidato provisório, Edmundo González Urrutia.

Maduro, que aspira a permanecer no poder por 18 anos, registrou sua candidatura à reeleição na segunda-feira.

As chancelarias do Brasil e da Colômbia manifestaram esta semana “preocupação” com o desenrolar do processo eleitoral venezuelano.

lula e macron sobem o tom contra venezuela por exclusão de opositora das eleições

Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, são vistos como próximos ao governo de Maduro. A Venezuela, porém, reagiu chamando-os de “intervencionistas”.

Lula disse que o Brasil “vai tentar assistir a essa eleição”. “Quero que as eleições sejam feitas igual a gente faz aqui no Brasil, com a participação de todos”, acrescentou.

– Desacordos –

Macron foi recebido nesta quinta com toda pompa no Palácio do Planalto por Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

O casal o aguardava na rampa de acesso ao edifício modernista, enquanto o francês caminhava sobre um tapete vermelho, ladeado por “Dragões da Independência”.

Os dois líderes assinaram 20 acordos em áreas como meio ambiente, inteligência artificial, cooperação financeira, entre outros.

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) também estava na agenda, e eles o discutiram “com toda honestidade”, segundo Macron.

Na quarta-feira, diante de um público de empresários em São Paulo, o presidente francês criticou o acordo, que classificou como “muito ruim” para ambos os países, e propôs fazer “um novo”.

O pacto, negociado desde 1999, prevê eliminar a maioria das tarifas entre as duas regiões e criar um espaço de livre comércio com mais de 700 milhões de consumidores.

Mas após um consenso político alcançado em 2019, a oposição de vários dos 27 países da UE, incluindo a França, bloqueia sua adoção definitiva. Lula, por outro lado, aposta em seu sucesso.

Consultados sobre o assunto nesta quinta, Lula e Macron disseram estar “tranquilos” com seus argumentos e minimizaram as diferenças.

“O Brasil não está negociando com a França. O Mercosul está negociando com a União Europeia”, disse o presidente brasileiro.

– Amazônia e submarinos –

Macron e Lula demonstraram forte sintonia durante a visita e a publicação de fotos dos dois sorridentes ou de mãos dadas viraram, inclusive, objeto de memes, que os compararam a um casal apaixonado.

O próprio presidente francês fez alusão às piadas, que viralizaram nas redes sociais.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”, publicou Macron em uma postagem em português e francês no X, ao retuitar um dos memes.

Esta foi a primeira visita de um presidente francês ao Brasil em 11 anos.

Macron visitou na terça-feira Belém do Pará, onde em 2025 será realizada a COP30 contra a mudança climática.

Nessa cidade amazônica, anunciou, junto com Lula, um programa para arrecadar 1 bilhão de euros (mais de 5 bilhões de reais) para investir em projetos de economia sustentável na Amazônia Legal e na da Guiana Francesa.

No coração da floresta, o líder francês condecorou com a Legião de Honra, a mais alta distinção francesa, o cacique Raoni, símbolo da luta pela proteção da Amazônia e de seus povos indígenas.

Ambos os presidentes também estiveram na quarta na base naval de Itaguaí, perto do Rio de Janeiro, para a inauguração do submarino “Tonelero”, o terceiro de uma série de propulsão convencional fabricados com cooperação francesa.

Macron e Lula demonstraram grande sintonia durante a visita, com a publicação de fotos dos dois sorridentes ou de mãos dadas, que até se tornaram objetos de memes, ao serem comparados a um casal apaixonado.

As cenas contrastaram com as tensas relações que o líder francês teve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022).

rsr-ll/app/mel/rpr/ic/mvv

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World