Agora musical, ‘A Cor Púrpura’ supera filme de Spielberg em alguns aspectos, mas erra o tom

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

É interessante notar como A Cor Púrpura, livro de Alice Walker publicado em 1982, continua a dialogar com a sociedade – não apenas norte-americana, berço e cenário da obra de Walker, mas com o resto do mundo.

Afinal, esta sua história fala sobre preconceito, violência doméstica, sororidade. Temas que estão em voga. Por isso, não é surpreendente que ganhe uma nova versão nos cinemas, 41 anos após a publicação do livro e 39 anos depois da primeira adaptação nas telonas por Steven Spielberg.

    No entanto, não espere encontrar um novo A Cor Púrpura, em exibição em grande circuito desde quinta-feira, 8, como se fosse apenas um copia e cola do que Spielberg fez lá atrás. Não é nada disso. Dirigido pelo cineasta ganense Blitz Bazawule, o novo longa-metragem é uma adaptação não diretamente do livro de Walker, mas do musical que fez sucesso na Broadway lá pelos primeiros anos da década de 2000. Uma nova proposta.

    A história, porém, continua a mesma: Celie (Fantasia Barrino) é uma mulher maltratada pela vida. Foi abusada pelo pai, que a separou de seus dois filhos, e depois foi entregue para ser a esposa de Mister (Colman Domingo), um homem violento e que a enxerga apenas como empregada doméstica. Sua vida, porém, ganha novos contornos e significados com a chegada de outros personagens, como Sofia (Danielle Brooks) e Shug (Taraji P. Henson).

    Difícil não sentir, logo de cara, um estranhamento no tom do filme. É uma história bastante pesada, que fala sobre solidão, violência doméstica e abuso, mas que aqui é pontuada por músicas que não necessariamente conversam com a história.

    Por exemplo: há uma cena em que a jovem Nettie (Halle Bailey), irmã de Celie, fala que o pai tentou abusar dela e, por isso, fugiu de casa. Um minuto depois, há uma cena bastante dançante, com uma música para cima, com a personagem de Bailey (de A Pequena Sereia) falando para se divertirem.

    Obviamente, a jovem não precisa ficar cabisbaixa o tempo todo – ela, afinal, está de olho em uma nova vida após esse acontecimento. Só que isso prejudica bastante o ritmo do filme e, principalmente, a emoção que sentimos na história. Há uma perda de conexão.

    agora musical, ‘a cor púrpura’ supera filme de spielberg em alguns aspectos, mas erra o tom

    Fantasia Barrino e Taraji P. Henson em cena do filme de ‘A Cor Púrpura’. Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação

    A Cor Púrpura: o elenco é a alma do filme

    No entanto, por mais que esse problema de ritmo preocupe no começo, A Cor Púrpura, aos poucos, vai se recuperando. Não exatamente por essa falta de tom, que persiste em vários momentos até o final do filme, mas principalmente pelo elenco que faz um trabalho impressionante – e aqui, neste ponto, é difícil não fazer comparações com o elenco original. Fantasia Barrino, por exemplo, é uma revelação: a jovem atriz, que venceu a versão americana do programa Ídolos, tem uma voz marcante e sabe colocar drama na história.

    Sua personagem é a alma e a essência de A Cor Púrpura, nesta nova versão, misturando esses dois mundos que não se encaixam em um primeiro momento, mas que emocionam cada um à sua maneira. Apesar da corrida acirrada, ela merecia uma vaga no Oscar 2024. Não dá para dizer que é melhor do que Whoopi Goldberg, mas chega bem perto.

    agora musical, ‘a cor púrpura’ supera filme de spielberg em alguns aspectos, mas erra o tom

    Atuação de Fantasia Barrino é a alma de nova versão de ‘A Cor Púrpura’. Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação

    E não é só Fantasia que se sai bem. Todo o elenco de apoio está absolutamente extraordinário: Colman Domingo, indicado ao Oscar por Rustin, faz um Mister ainda mais odiável, com camadas de profundidade em sua personalidade que não vemos no filme de 1985.

    Danielle Brooks, que conquistou a única indicação ao Oscar do filme, é a Sofia perfeita, misturando toda a explosão da personagem com seu final triste e melancólico. Se sai melhor do que Oprah Winfrey que, naquele 1985, ainda estava iniciando sua carreira.

    Acima de tudo, uma grande história

    Nessa mistura de sensações, com cenas fora de tom e um elenco que transpira talento, fica a sensação de que A Cor Púrpura é daqueles filmes que não se encontram. Mas não é isso. Afinal, o longa, que também é produzido por Spielberg e Oprah, continua emocionando simplesmente por conta de sua história.

    Como já dito, a jornada de Celie atravessa tempos e gerações e se faz necessária ser discutida ainda hoje. O texto de Walker se comporta como outros clássicos da literatura dos Estados Unidos, como A Letra Escarlate e As Vinhas da Ira, e, mesmo com marcas do tempo em seus personagens, continua dialogando com o agora.

    agora musical, ‘a cor púrpura’ supera filme de spielberg em alguns aspectos, mas erra o tom

    Danielle Brooks, indicada ao Oscar, e Fantasia Barrino em cena de ‘A Cor Púrpura’. Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação

    Por mais que Bazawule não seja Spielberg, há perícia aqui em contar a história desses personagens que sofrem com males que afetam a vida das pessoas até hoje. Não importa, no final das contas, a sensação de que o filme não sabe misturar músicas e drama tão bem.

    O público acaba arrebatado pela emoção, seja pela identificação, pela força da história ou pelo trabalho dos atores, e A Cor Púrpura consegue reproduzir o mesmo sentimento do filme de 1985: a sensação de que estamos vendo uma grande história sendo contada.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World