Trump diz que sabe quem escolherá para vice e que compromisso com Otan dependerá de como Europa trata EUA

trump diz que sabe quem escolherá para vice e que compromisso com otan dependerá de como europa trata eua

Pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump durante reunião com eleitores em Des Moines, no Estado norte-americano de Iowa 10/01/2024 REUTERS/Scott Morgan

Por Nathan Layne

DES MOINES, Estados Unidos (Reuters) – Donald Trump disse na quarta-feira que sabe quem quer para seu companheiro de chapa na disputa pela Presidência dos Estados Unidos em 2024 e que seu compromisso com a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) dependerá de como os europeus tratam os EUA.

Na liderança da disputa pela indicação para ser o candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Trump foi questionado por âncoras em uma reunião ao vivo da Fox News sobre quem estava sendo considerado para vice-presidente em sua chapa.

“Na verdade, não posso lhes dizer isso. Quero dizer, eu sei quem será”, disse Trump à uma reunião com eleitores republicanos em Des Moines, no Estado de Iowa, cinco dias antes da disputa primária pela nomeação da sigla no Estado do Meio-Oeste dos EUA.

Em uma pergunta posterior, perguntaram-lhe se ele estaria disposto a fazer um acordo com qualquer um de seus rivais na disputa republicana, ao que ele respondeu: “Claro que sim”.

As especulações sobre um companheiro de chapa se concentraram em parte em Elise Stefanik, uma aliada de Trump e quarta republicana mais importante na Câmara dos Deputados, e em Nikki Haley, uma rival que foi embaixadora da ONU de 2017 a 2018 durante o governo Trump.

POSIÇÃO SOBRE OTAN

Trump foi questionado sobre sua posição em relação à Otan — uma pergunta que se seguiu à revelação, na quarta-feira, de que o ex-presidente disse a altas autoridades europeias, enquanto estava na Casa Branca, que os Estados Unidos nunca ajudariam a Europa se o continente fosse atacado.

“Depende se eles nos tratarem adequadamente”, disse Trump quando perguntado pelos âncoras da Fox News sobre seu compromisso com a aliança. “Veja, a Otan se aproveitou do nosso país. Os países europeus se aproveitaram.”

Durante seu primeiro mandato, de 2017 a 2021, Trump entrou repetidamente em conflito com aliados tradicionais sobre comércio e gastos com defesa.

A reunião de Trump com eleitores, que concorreu com a transmissão de um debate entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca do qual ele se recusou a participar, mas que teve as presença de Haley e do governador da Flórida, Ron De Santis, aconteceu poucas horas depois que o ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie, desistiu de sua candidatura.

Christie não conseguiu ganhar impulso em uma campanha centrada em críticas ferozes às políticas e ao caráter de Trump, e Trump foi questionado se o consideraria como companheiro de chapa.

“Não estou vendo isso”, disse ele. “Isso seria uma reviravolta, Christie para vice-presidente.”

Trump mantém uma liderança dominante na disputa para ser o candidato republicano contra o presidente Joe Biden na eleição de 5 de novembro, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos de âmbito nacional concluída na terça-feira. A pesquisa o colocou com 49%, à frente de Haley, com 12%, e DeSantis, com 11%.

Trump disse que não estava preocupado com a possibilidade de o apoio de Christie na primária de New Hampshire — estimado em 12% em um agregado de números de pesquisas da RealClearPolitics — passar para Haley, que está com 29%. Trump está na liderança no Estado com 43%.

A base de apoio de Christie estava muito concentrada em New Hampshire, o Estado do nordeste dos EUA que realiza a segunda disputa de nomeação republicana em 23 de janeiro, depois de Iowa na segunda-feira.

“Não estou exatamente preocupado com isso”, disse Trump. “Eu amo as pessoas. Elas me amam, eu acho.”

Trump observou que Christie foi ouvido na quarta-feira prevendo que Haley “seria derrotada” na disputa e que “não estava à altura” do cargo de presidente, dizendo que concordava com Christie.

“Eu a conheço muito bem e acredito que Chris Christie está certo. Na verdade, essa é uma das poucas coisas em que ele está certo”, disse ele.

Em seu debate, DeSantis e Haley tentaram emergir como a alternativa clara a Trump, poucos dias antes de os primeiros votos da campanha serem lançados. Mas com o ex-presidente ausente mais uma vez do palco do debate, os rivais concentraram grande parte de sua munição um no outro, em vez de em Trump, o líder da disputa.

(Reportagem de Nathan Layne, em Des Moines)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World