Guardiã do frevo, historiadora defende preservação da cultura do Carnaval de Recife

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O frevo não é apenas uma dança acrobática e frenética com uma explosão de cores que no Carnaval invade as ruas de Recife, levando milhares de foliões à capital pernambucana. Ele é um ato de resistência social, uma festa de rua e parte vital da formação cultural de um povo. É assim que a servidora Carmem Lélis, 68, define o ritmo que ajudou a transformar em patrimônio do Brasil e do mundo.

Há 37 anos ela integra os quadros da Fundação de Cultura Cidade do Recife, órgão municipal, e coordenou a elaboração do dossiê que, em 2007, elegeu o frevo como Patrimônio Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ela contou com uma equipe de 20 profissionais na tarefa.

Dia 9 de fevereiro é Dia do Frevo, data celebrada em Recife e no estado. Em 2012, o frevo recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, também com o trabalho de Carmem e equipe.

“Em 2010, o Iphan propôs a candidatura. Nós fomos a Paris e ao México apresentar o frevo a partir de nossa pesquisa e, dois anos depois, conseguimos aprovação do ritmo como patrimônio mundial. Agora, ele não pertence apenas ao Brasil.”

A servidora também participa ativamente da programação do Carnaval em Recife que conta com mais de 3.000 apresentações ao longo da folia. Somente na cidade, há 8.000 profissionais públicos mobilizados na festa, de acordo com a prefeitura.

“O trabalho nessa época é intenso, envolve grande organização, a coordenação de diversas apresentações e eventos culturais. Eu tenho uma relação direta com a cultura popular. O palco não me envolve tanto, pois o foco está nas manifestações populares de rua”, afirma a historiadora e pesquisadora.

Carmem menciona o papel das grandes orquestras de frevo na transmissão dessas tradições para futuras gerações e como elas são fundamentais para a identidade cultural do povo brasileiro.

Mas ela afirma que essa parte da cultura pernambucana corre risco se não for renovada. Durante pesquisa de campo sobre o frevo, Carmem percebeu que havia uma “demanda crucial” da população e de artistas por uma ampliação de escolas para repassar os ensinamentos do frevo para as próximas gerações.

Ela cita como exemplos o legado mantido pelas bandas militares e marciais, além dos grupos musicais municipais, como a Banda Sinfônica do Recife.

“Essas bandas constituem um legado importante para o frevo e à música em geral. Quanto mais músicos e processos formativos para a promoção de novas orquestras, melhor. Precisamos ressignificar e conquistar mais espaços para manter esses grupos e os estúdios de música de forma permanente.”

Para Carmem, o papel do setor público é manter viva as tradições de uma cultura para garantir a continuidade das manifestações e das referências socioculturais de um povo. Através dessas práticas, ela diz, é preciso envolver as crianças para garantir que essas expressões não se percam.

“É essencial que haja esse engajamento das novas gerações para assegurar a preservação dessas tradições, pois sem a memória e a prática, elas correm o risco de desaparecer. Promover a continuidade dessas ações é crucial, seja na forma de escolas de samba compostas por crianças ou em outros contextos culturais.”

A pesquisadora trabalha há quase 40 anos para preservar a cultura popular da cidade onde nasceu, Recife, e resume sua experiência como servidora no Carnaval com uma palavra: emoção.

“É muito significativo para quem trabalha com isso, como também com qualquer outra manifestação, você perceber, sentir e interagir com pessoas que vivem isso, e os níveis de sociabilidade que são formados a partir daí.”

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World