Muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas

Os ambientes integrados nas áreas sociais chegaram para ficar na arquitetura de interiores. Por isso, os elementos vazados, como cobogós e muxarabis, também estão em alta! Eles são uma forma de “dividir sem separar”, e ajudam a delimitar espaços sem comprometer a fluidez estética ou a passagem de luz e ventilação naturais.

“Acredito que a presença de ambos foi fortalecida tanto por conta estética, como pela funcionalidade que entregam na leitura moderna dos projetos”, analisa o arquiteto Pietro Terlizzi, responsável por seu escritório homônimo. Com seus diferentes designs, entram em cena como soluções inteligentes para compor divisórias, portas, janelas e, até mesmo, mobiliários.

Muxarabis

Surgido no século XIV dentro da arquitetura árabe em países do Oriente Médio e Ásia, o Muxarabi chegou ao Brasil em idos de 1500. Primordialmente de madeira, sua forma é resultado dos desenhos geométricos obtidos por ripas de madeira sobrepostas e esse aspecto mais ornamentado e orgânico entrega um visual impotente, sofisticado e aconchegante.

Muxarabi living e varanda

muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas

Cozinha integrada com bancada de neolith e cristaleira é destaque em apê. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, sala com forro de madeira, prateleira com livros, sofá cinza e muxarabi dividindo varanda.

Nesse apartamento projetado pelo arquiteto Pietro Terlizzi, a visão completa da sala de jantar na varanda é discretamente preservada pelo muxarabi de madeira.

Muxarabi como painel de tv

muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas

Muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, sala com painel de tv em muxarabi.

Neste apartamento assinado pelo arquiteto Pietro Terlizzi, parte da integração dos ambientes aconteceu através do rack. Com a TV apoiada no móvel, o que seria um painel simples ganhou o contorno de três folhas com o treliçado do muxarabi e que podem ser movimentados conforme o gosto do morador. A presença do elemento entregou a discrição necessária para o interior da suíte master.

Muxarabi entre sala e cozinha

O Estúdio Maré utilizou a treliça de madeira entra a sala de estar e a cozinha deste apartamento de 160 ². O muxarabi contrasta e ao mesmo tempo complementa a viga de concreto, mais brutalista.

Muxarabi no quarto

muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas

Fachada de muxarabi cria jogo de luz e sombra em quarto no meio de jardim. Projeto de Hanna Cabral e Monique Pampolha para a CASACOR Rio de Janeiro. Na foto, banheiro e quarto com vista para o jardim.

As arquitetas Hannah Cabral e Monique Pampolha criaram a Suíte Oriel para a CASACOR Rio de Janeiro 2023. O principal elemento do ambiente é o grande painel em muxarabi que circunda todo o espaço, criando um ambiente que protege quem está no interior, ao mesmo tempo em que permite a valorização do verde, no exterior.

Muxarabi entre sala e lavanderia

Neste projeto, a característica de preservar a ventilação foi fundamental na escolha do muxarabi. O arquiteto Roby Macedo utilizou a treliça de madeira para separar a sala da lavanderia, que fica oculta por uma porta de correr branca, mas que, quando em uso, recebe o fluxo de ar adequado das janelas.

Muxarabi em fachadas

Neste prédio em Brasília, assinado Valeria Gontijo + Arquitetos, Crosara Arquitetura e Ana Paula Roseo Paisagismo, para a Lotus, o muxarabi surge como uma maneira de trazer dinamismo às fachadas, já que eles são móveis, e também proporcionar conforto térmico.

muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas

Veja 3 projetos que trazem um olhar contemporâneo sobre elementos modernos. Na foto, fachada com muxarabis metálicos.

Os moradores podem deslizar os painéis para filtrar a luz solar no ambiente que estão utilizando. Porém, apesar da aparência, esses muxarabis são metálicos, pensando na leveza e resistência às intempéries.

Cobogós

Quase centenários e de origem brasileira, seguem mais jovens do que nunca: os Cobogós refletem a brasilidade de três profissionais que desenvolveram a peça e que ganhou as construções em formas cerâmicas, concreto, porcelana e vidro, entre outros materiais. Resistentes, de fácil manutenção e viés contemporâneo, os elementos contribuem para a ventilação e iluminação, como podem ser considerados também em áreas externas. “Grandes nomes imortais como Lucio Costa e Oscar Niemeyer incorporaram essa referência em prédios emblemáticos para a arquitetura brasileira”, destaca Pietro.

Meia parede de cobogó em cozinha

muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas

Muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, cozinha com cobogó.

Nesse apto, as áreas comuns da planta original foram totalmente modificadas e seus ambientes reconfigurados dentro de um layout que proveu um melhor aproveitamento e amplitude dos espaços.

muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas

Muxarabis e cobogós: veja projetos com esses tipos de divisórias vazadas. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, cozinha com cobogó.

Nessa renovação empreendida pelo arquiteto Pietro Terlizzi, a integração de sala e varanda foi fundamental para esse remanejamento, com destaque para a meia parede em cobogó que segmenta a sala de estar e a cozinha: de um lado ela compõe com o sofá, enquanto do outro completa a marcenaria planejada

Cobogós laranjas

A arquiteta Lívia Ornellas criou uma cozinha contemporênea, com marcenaria neutra, que mescla melamina amadeirada e bege terroso, pontuada por elementos em tons alaranjados, como a faixa do piso e o backsplash revestidos com o mesmo ladrilho hidráulico (da Ladrilar) e a divisória de cobogós cerâmicos, em estilo retrô.

Cobogós de cimento

O escritório Grupo Arquitetos e Urbanistas utilizou cobogós de cimento em dois locais do projeto: atrás do sofá, os quais delimitam o estar sem interferir e também no hall de entrada.

Cobogós na fachada

Não exatamente cobogós, mas neste projeto do escritório Bloco Arquitetos os tijolos brancos foram utilizados como uma segunda fachada para o controle da insolação direta e o assentamento vazado entre os tijolos permite a ventilação natural cruzada e se remete aos amados cobogós.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World