Israel está determinado a tomar Rafah, apesar de "possível ruptura" com EUA

Casas destruídas em Rafah, sul de Gaza 13/3/2024 REUTERS/Mohammed Salem

Por Dan Williams

JERUSALÉM (Reuters) – Israel assumirá o controle de Rafah, mesmo que isso cause uma ruptura com os Estados Unidos, disse uma autoridade israelense nesta quinta-feira, descrevendo a cidade repleta de refugiados como um último bastião do Hamas, que abriga um quarto dos combatentes do grupo militante palestino.

A perspectiva de tanques e tropas invadirem Rafah preocupa Washington, na ausência de um plano para mover mais de um milhão de palestinos que têm se abrigado lá desde que foram deslocados de outras partes da Faixa de Gaza durante a guerra de cinco meses.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se comprometeu a garantir a retirada dos civis e ajuda humanitária – medidas que autoridades israelenses devem discutir na Casa Branca nos próximos dias, a pedido do presidente dos EUA, Joe Biden.

“Estamos bastante confiantes de que podemos fazer isso de uma forma que seja eficaz – não apenas militarmente, mas também no aspecto humanitário. E eles têm menos confiança de que podemos fazer isso”, disse um dos enviados israelenses, o ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, no podcast “Call Me Back with Dan Senor”.

Dermer, ex-embaixador nos EUA, disse que Israel ouvirá as ideias norte-americanas para Rafah, mas a cidade na fronteira de Gaza com o Egito será tomada independentemente de os aliados chegarem ou não a um acordo.

“Isso acontecerá mesmo que Israel seja forçado a lutar sozinho. Mesmo que o mundo inteiro se volte contra Israel, inclusive os Estados Unidos, lutaremos até que a batalha seja vencida.”

Enquanto os combates ocorriam no norte de Gaza, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitou o Cairo para conversar com autoridades árabes sobre uma proposta de cessar-fogo. Israel está aberto a uma trégua, mas descartou a possibilidade de encerrar a guerra com o Hamas.

Dermer disse que deixar o grupo militante vivo convidaria a ataques sem fim contra Israel vindos de toda a região: “E é por isso que a determinação de acabar com eles é tão forte, mesmo que isso leve a uma possível ruptura com os Estados Unidos.”

Ao mesmo tempo em que apoia os objetivos de guerra de Israel, o governo Biden tem questionado o número crescente de civis palestinos mortos.

A ofensiva israelense já matou quase 32.000 palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, sem fornecer uma divisão entre civis e combatentes. O Hamas matou 1.200 pessoas em Israel em 7 de outubro e sequestrou 253, de acordo com os registros israelenses.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World