6 tipos de frutas que ajudam a ganhar massa muscular, segundo estudo

6 tipos de frutas que ajudam a ganhar massa muscular, segundo estudo

Como o consumo de frutas pode ajudar a ganhar massa muscular

Créditos: iStock/alfexe

O ganho de massa muscular requer uma combinação de treinamento de resistência progressiva e uma dieta adequada, com ênfase na ingestão de proteínas para promover o crescimento muscular.

6 tipos de frutas que ajudam a ganhar massa muscular, segundo estudo

A simples inclusão de frutas na dieta pode fazer uma grande diferença

Recentemente, uma pesquisa realizada por cientistas australianos das universidades James Cook e Charles Darwin apontou um aspecto menos conhecido das frutas.

O que é bom para ganhar massa muscular?

Segundo o estudo, o consumo de frutas pode ser um grande aliado no ganho de massa muscular, especialmente em momentos estratégicos após os treinos.

A pesquisa destacou algumas frutas com altos índices de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, como as frutas vermelhas, roxas, cítricas, além da banana, kiwi e abacate.

Os estudiosos apontam para um grupo diversificado de compostos bioativos presentes nessas frutas, incluindo fitoquímicos, vitaminas e minerais, além dos diferentes tipos de carboidratos que ajudam na rápida recuperação muscular.

Créditos: iStock/alvarez

Como as frutas podem ajudar a ganhar massa muscular?

Os pesquisadores se concentraram em avaliar o impacto anti-inflamatório e antioxidante das frutas consumidas entre 24 a 48 horas após sessões de treinos intensos.

Os resultados mostraram que, ao incluírem frutas em suas dietas, os atletas apresentaram uma redução significativa nos marcadores inflamatórios e de dano muscular.

Com menos inflamação e dano muscular, os atletas experimentaram melhoras notáveis em sua performance, com aumento nos níveis de força e resistência durante os exercícios. Isso reforça a ideia de que uma simples inclusão de frutas na dieta pode fazer uma grande diferença.

Afinal, como integrar as frutas na rotina alimentar?

  • Variabilidade: consumir uma variedade de frutas, para garantir uma ampla ingestão de diferentes antioxidantes e anti-inflamatórios.
  • Momento ideal: incluir frutas no pós-treino, idealmente dentro das primeiras 48 horas quando o corpo está mais suscetível à recuperação.
  • Consistência: por fim, manter uma ingestão regular de frutas como parte da dieta para garantir benefícios contínuos.

O estudo ressalta a importância das frutas não apenas para a saúde geral, mas como um componente vital na alimentação das pessoas que treinam, auxiliando no ganho de massa muscular e na recuperação eficiente após os treinos.

Vale destacar que o ganho de massa muscular requer um equilíbrio entre exercícios de resistência, uma dieta adequada e descanso suficiente para permitir a recuperação muscular. Também é um processo que requer consistência, dedicação e, por fim, paciência.

O que fazer para ganhar massa muscular rápido?

    Treinamento de força: foque em exercícios de levantamento de peso, como agachamentos, supino, levantamento terra, flexões e outros que visem os principais grupos musculares. Faça de 3 a 4 séries de 8 a 12 repetições de cada exercício.

    Progressão de carga: aumente gradualmente a quantidade de peso que você levanta à medida que sua força aumenta para continuar desafiando seus músculos.

    Proteínas: priorize fontes de proteínas magras, como peito de frango, peixe, carne magra, ovos, laticínios com baixo teor de gordura, legumes e proteínas vegetais, como feijões e lentilhas.

    Descanso adequado: o descanso é crucial para permitir que os músculos se recuperem e cresçam. Portanto, durma de 7 a 9 horas por noite e inclua dias de descanso em sua rotina de treinamento para evitar o excesso de treinamento.

    Hidratação: mantenha-se hidratado, pois a água é essencial para o funcionamento adequado do corpo durante o exercício e a recuperação muscular.

    Suplementação: se necessário, considere adicionar suplementos como whey protein, creatina e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) à sua dieta, mas eles devem complementar uma dieta equilibrada, não substituí-la.

Consultar um profissional de saúde ou um treinador pessoal também pode ser útil para criar um plano personalizado que atenda às suas necessidades e objetivos específicos.

Veja também: ‘Bebê Rena’, série da Netflix, terá 2ª temporada? Veja o que se sabe

Veja também: Imposto de Renda: veja os erros mais comuns e saiba como não cometê-los

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World