Aposentada de 91 anos que tirou Trump das eleições no Colorado luta para torná-lo inelegível

aposentada de 91 anos que tirou trump das eleições no colorado luta para torná-lo inelegível

Aposentada de 91 anos que tirou Trump das eleições no Colorado luta para torná-lo inelegível

Aos 91 anos, Norma Anderson conhece bem a Constituição dos EUA: como legisladora, a ex-senadora pelo estado do Colorado frequentemente a consultou ao longo de sua longa carreira no Partido Republicano, e mantém cópias dela em sua bolsa e perto de sua televisão.

Foi assim que, em 6 de janeiro de 2021, quando os apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio, em Washington, na tentativa de impedir a transferência de poder para o democrata Joe Biden, ela marcou a página da 14ª emenda, que prevê a inelegibilidade de funcionários públicos por atos de “rebelião”.

“Naquela noite, reli essa parte”, ela contou à agência AFP por videoconferência, de sua casa no Colorado .

Essa conservadora de longa data, eleita por 20 anos sob o rótulo do “Grande e Velho Partido”, tirou uma conclusão disso.

“Trump nunca mais deveria ser presidente, porque ele violou a Constituição e tentou derrubar uma eleição”, ela acredita. “Para mim, isso significa que nossa democracia está em perigo se ele for eleito.”

A aposentada se tornou a principal – e inesperada – demandante de um processo movido por uma associação, que levou a Justiça do Colorado a ordenar a remoção de Donald Trump das cédulas de voto no estado.

Uma decisão fortemente contestada pelo ex-presidente, que está exigindo urgentemente à Suprema Corte que a anule, antes da primária do Colorado marcada para 5 de março para escolher o candidato republicano à Casa Branca.

“Esperança”

Observado por outros estados e potencialmente explosivo, este caso foi examinado no início de fevereiro pela mais alta corte do país, que deve decidir a questão nos próximos dias ou semanas.

Durante a audiência, os juízes pareceram céticos em relação a este procedimento sem precedentes, baseado em uma disposição amplamente esquecida. Mas isso não desencorajou a senhora Anderson.

“Sou uma daquelas pessoas que sempre têm esperança, até que lhes digam não”, sorri a ex-legisladora, a primeira mulher a se tornar líder dos legisladores republicanos no parlamento do Colorado.

A 14ª emenda foi adotada em 1868, após a Guerra Civil, para impedir que os sulistas confederados envolvidos na guerra fossem eleitos. O texto exclui das mais altas funções públicas qualquer pessoa que tenha se envolvido em atos de “rebelião”, depois de prestar juramento à Constituição.

Mas as discussões perante a Suprema Corte não exploraram o terreno minado do que constitui ou não uma rebelião, nem a avaliação das ações de Donald Trump.

Os juízes concentraram suas perguntas principalmente em objeções formais, parecendo querer evitar qualquer acusação de interferência eleitoral. Eles enfatizaram particularmente um obstáculo central: o Colorado pode decidir sozinho desqualificar um candidato à presidência?

“Eles não deveriam se preocupar com isso”, responde Anderson, observando que na América, “cada estado administra as eleições e aprova quem está nas cédulas de voto.”

“Como Putin”

Além dos candidatos republicano e democrata, candidatos independentes às vezes se apresentam para a presidência em alguns estados, sem poder concorrer em todo o país, ela lembra.

“O que faz com que um republicano ou um democrata seja melhor do que um candidato independente?”, ela pergunta. “Nada. Todos deveríamos ser tratados igualmente.”

Para Anderson, a postura de Donald Trump, que ainda falsamente afirma que a eleição de 2020 lhe foi roubada e fala abertamente sobre “punição” em caso de retorno à Casa Branca, é inequívoca.

“Nossos pais fundadores não seriam brandos com ele. Provavelmente o mandariam para a prisão”, ela declara. “Ele gosta de ser como Putin, ou como um rei. (…) Seu comportamento prova isso, tudo o que ele diz prova isso.”

Desde sua ação judicial, a equipe de campanha de Donald Trump a retrata como uma “RINO”, um acrônimo pejorativo para aqueles que seriam “republicanos só no nome”.

Isso não faz a nonagenária se abalar, ela foi eleita no Colorado entre 1986 e 2006. Anderson diz se concentrar nos “parabéns de estranhos de todo o país” e às vezes é abordada por transeuntes para uma foto, quase 20 anos após sua aposentadoria política.

“Pelo menos chamamos a atenção para o que é Donald Trump”, diz ela, satisfeita.

(Com AFP)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World