Harvard revela os 5 melhores alimentos para reduzir o colesterol

harvard revela os 5 melhores alimentos para reduzir o colesterol

Como reduzir seu colesterol de forma natural com a ajuda da alimentação

Créditos: Depositphotos/katerynakon

No Brasil, dados apontam que 4 em cada 10 pessoas adultas apresentam níveis alterados de colesterol, representando um risco significativo para a saúde cardiovascular.

Ainda que medicamentos sejam essenciais no controle do colesterol LDL, conhecido como o “colesterol ruim“, estratégias alimentares desempenham um papel fundamental na manutenção de níveis saudáveis dessa gordura no corpo.

Segundo um guia publicado pelo site de saúde pública da Universidade de Harvard (EUA), existem alimentos capazes de atuar no controle do colesterol, conforme indicações do médico Howard LeWine.

O que é bom para baixar o colesterol rápido? Veja quais alimentos consumir:

  • Peixes, como uma alternativa às carnes vermelhas, devido ao seu teor de ômega-3;
  • Soja e derivados, capazes de diminuir os níveis de LDL em até 6% quando consumidos regularmente;
  • Feijões e outras leguminosas, pelas suas fibras solúveis que promovem a saciedade e ajudam na absorção do colesterol;
  • Aveia, outro alimento rico em fibras solúveis, que contribui para uma melhor digestão do colesterol;
  • Frutas ricas em pectina, como maçãs e cítricos, que auxiliam na diminuição do LDL.

Créditos: Depositphotos/Chretien

Mas afinal, como a alimentação pode ser aliada para reduzir o colesterol LDL?

Além dos alimentos mencionados, a integração de óleos vegetais no lugar de gorduras animais e a inclusão de vegetais como berinjela e quiabo, ricos em fibras, são estratégias eficazes para o controle do colesterol.

harvard revela os 5 melhores alimentos para reduzir o colesterol

Frutas podem ajudar a reduzir o colesterol ruim

A abordagem alimentar, combinada a um estilo de vida saudável e acompanhamento médico, pode significar uma mudança substancial na saúde cardiovascular.

Para aqueles que podem encontrar dificuldades em ajustar sua dieta exclusivamente com alimentos, o guia de Harvard também menciona a possibilidade de incorporar suplementos de fibra e produtos fortificados com esterois e estanois vegetais, que ajudam a bloquear a absorção do colesterol pelo corpo.

O que não se pode comer quando se tem colesterol alto?

Quando se tem colesterol alto, é importante evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, alimentos fritos, fast food e lanches processados.

Além disso, é recomendável reduzir a ingestão de alimentos ricos em colesterol, como gemas de ovos e vísceras.

Por fim, consultar profissionais da saúde também é um passo essencial para quem busca melhorar seus níveis de colesterol e garantir uma vida mais saudável.

Veja também: WhatsApp terá função muito útil para otimizar a vida dos usuários

Veja também: 10 museus imperdíveis para visitar em São Paulo

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World