Bolsa de valores: o bom momento para investir é agora

bolsa de valores: o bom momento para investir é agora

Quem acompanha as notícias de mercado, sabe que seguiremos nos próximos meses com o movimento de queda da taxa de juros básica da economia, a Selic. De acordo com o Boletim Focus, a expectativa é que até o fim de 2024 tenhamos uma inflação abaixo de 4% e que a Selic seja de 9% ao ano.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Nesse contexto, é natural que os investidores, que até então vinham ganhando dinheiro com a renda fixa, se voltem para a bolsa em busca de rentabilidades que a renda fixa não mais oferecerá em um cenário de juros em queda.

Vejo isso de forma muito positiva, pois os investimentos em bolsa fomentam o crescimento das empresas, financiam projetos importantes para o país, e, obviamente, aquecem a economia.

Se você está entre os investidores que pretendem começar logo e aproveitar as boas oportunidades na bolsa antes que os preços estejam altos demais, eu tenho algumas dicas que podem te ajudar.

Êxito gera excesso de confiança

Quando a bolsa está subindo, os resultados da carteira de cada investidor tendem a gerar otimismo. Passar deste para a euforia e excesso de confiança é um pulo. Quanto mais o mercado vai subindo, maior a possibilidade de acreditarmos que o sucesso decorre de nossas próprias habilidades. A economia comportamental estuda isso há anos!

A verdade é que, nos mercados em alta, as escolhas ruins ficam meio camufladas e só voltam a aparecer quando ocorrem correções. E acredite, elas sempre acontecem. O problema é que se você perde a objetividade, só vai se dar conta das escolhas equivocadas quando já for tarde demais. Isso me conduz à próxima dica…

Uma tendência cíclica não significa uma direção infinita

Movimentos ascendentes ou descendentes são apenas o resultado dos ciclos econômicos e a expressão é autoexplicativa: ciclos! Nada sobe ou cai para sempre. Aprenda a aproveitar as tendências e isso te ajudará a identificar as oportunidades em quaisquer cenários.

Há duas expressões que uso constantemente que podem até ter se tornado clichês, mas nem por isso perderam sua veracidade e relevância, são elas: ‘informação é poder’ e ‘conhecimento liberta’.

Acho que você já entendeu que se manter bem-informado através de fontes confiáveis e jamais parar de estudar são tão importantes quanto a sua capacidade de aporte, certo?

Fuja da manada

Eu sei o quanto é tentador seguir as dicas que todos os dias aparecem em sua tela, falando sobre o investimento do momento, mas é preciso que você compreenda que na imensa maioria das vezes, suas melhores cartadas serão aquelas que vão contra o movimento de manada.

Imagino que você já ouviu duas expressões muito usadas no mercado. “Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos” e a mais famosa, atribuída a Warren Buffett, “o mercado é uma máquina que transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes”. São frases que expressam bem o espírito do fugir da manada.

Leia mais:

A maioria dos investidores é fortemente influenciada pela mídia ou pelos conselhos financeiros, nem sempre isentos, divulgados nas redes sociais, e isso normalmente dificulta que suas escolhas de investimentos sejam lógicas, inteligentes e pautadas em suas reais necessidades.

Só porque a maioria está fazendo um determinado movimento, não significa que ele seja o ideal para a sua carteira. Os investidores mais bem sucedidos sabem disso e costumam obter seus maiores êxitos no mercado aproveitando as oportunidades que o movimento de manada produz.

Quando todos estão vendendo os preços caem – princípio básico da lei da oferta e procura – e este é exatamente o melhor momento para comprar, afinal, preços menores significam comprar mais por menos. Você nem precisa ser investidor para saber disso. Da mesma forma, quando todos estão comprando, o preço sobe, portanto, hora de vender e realizar lucros. Parece óbvio, mas é exatamente o inverso disso que a maioria faz.

Se comparar aos outros é um erro de foco

Provavelmente, a comparação é um dos principais motivos que faz com que o dinheiro migre das mãos dos impacientes para os pacientes. Investir não é uma competição, mas sim uma jornada. É sobre você e suas metas pessoais e mais nada.

Comparar os seus resultados com o de outras pessoas, faz com que você perca tempo, motivação e o principal: coloca seu foco em contextos sobre os quais você não sabe quase nada e que não estão sob seu controle.

O mais sensato a fazer por seus investimentos é manter o foco em seus objetivos, sua tolerância ao risco e no horizonte temporal ao qual estão ligadas as suas metas.

Colocar sua medida de sucesso nos resultados de terceiros cujo processo para chegar ali você não conhece, vai te tirar do eixo e levar a decisões precipitadas que, via de regra, significam prejuízos.

O risco está presente o tempo todo e você precisa gerenciá-lo

Os investimentos são muito similares a todas as demais áreas da vida, as incertezas estarão presentes o tempo todo, mas isso não pode nos impedir de agir. A tomada de decisão envolve ponderar probabilidades e avaliar custo-benefício de cada escolha.

Encarar a incerteza com objetividade leva a decisões melhores, pois quando você tem respeito pelo risco, se esforça mais para cercar-se de informações e repertório que ajudem a avaliar melhor as probabilidades e gerenciá-lo.

Se quer ganhar dinheiro, valorize seu tempo

Eu não me lembro quem é o autor, mas há uma frase que considero pedagógica: o tempo é mais valioso do que dinheiro. Você pode ganhar mais dinheiro, mas não pode ganhar mais tempo.

Investir parte de seu tempo para estudar e manter-se atualizado sobre o mercado é a melhor forma para fazer melhores escolhas financeiras e manter o foco em suas metas pessoais.

O tempo é uma das principais variáveis em sua estratégia de investimentos, seja valorizando as horas semanais que você se dedica a estudar, seja pela clareza de sua finitude, já que essa clareza é determinante no seu planejamento financeiro.

Lembre-se que você tem um tempo limitado para acumular patrimônio para ter renda passiva, quando sua capacidade produtiva já não for mais a mesma. Esta é uma outra perspectiva importante a considerar agora para usar o tempo a seu favor.

É certo que nunca é tarde para começar, contudo, o quanto antes você puder se planejar e dar o próximo passo rumo à independência financeira, maiores as probabilidades de êxito. Estamos em um momento favorável para a renda variável: não há propriamente som de canhões, mas os violinos ainda não começaram, então, use seu tempo com inteligência.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World