Israel resgata dois reféns durante bombardeios em Rafah, no sul de Gaza

israel resgata dois reféns durante bombardeios em rafah, no sul de gaza

Fernando Simon Marman e Louis Har foram resgatados após ataque em Rafah

Israel diz que dois reféns israelenses foram resgatados em um ataque em Rafah, no sul de Gaza, em meio a relatos de fortes ataques aéreos israelenses na cidade.

Os militares israelenses afirmam que os dois homens estão em “boas condições médicas”.

O Crescente Vermelho Palestino relatou que a cidade de Rafah, onde 1,5 milhões de pessoas estão abrigadas, está sob ataque — com relatos de várias mortes.

Israel confirmou ter conduzido ataques no sul de Gaza, mas não forneceu mais detalhes.

Nas redes sociais, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) disseram que durante uma “operação conjunta noturna entre as IDF, a ISA [Agência de Segurança de Israel, ou Shin Bet] e a Polícia de Israel, dois reféns israelenses do Kibutz Nir Yitzhak foram resgatados: Fernando Simon Marman (de 60 anos) e Louis Har (de 70)”.

Os reféns resgatados foram levados ao Centro Médico Sheba, no centro de Israel, para exames. A IDF postou imagens noturnas de um helicóptero pousando em um local não especificado. Não está claro se os dois homens resgatados estavam a bordo.

O ministro da Defesa, Yoav Gallant, descreveu a operação de resgate como “impressionante”. Ele disse: “Nós continuaremos cumprindo nosso compromisso de resgatar os sequestrados, de qualquer forma”.

A imprensa israelense informou que os reféns foram mantidos no segundo andar de um prédio em Rafah.

Armon Aek, diretor interino do Sheba Medical Center, disse: “Estou muito feliz em anunciar que esta noite dois reféns libertados desembarcaram aqui”.

“Eles foram recebidos em nosso pronto-socorro. O exame inicial foi realizado por nossa equipe e eles estão em condição estável.”

Os militares israelenses lançaram operações na Faixa de Gaza depois de mais de 1.200 pessoas terem sido mortas no sul de Israel, em 7 de outubro, por homens armados do Hamas, que também tomaram cerca de 240 pessoas como reféns. Alguns desses reféns foram posteriormente libertados.

israel resgata dois reféns durante bombardeios em rafah, no sul de gaza

O resgate em Rafah ocorreu pouco depois de testemunhas relatarem dezenas de ataques aéreos israelenses durante a noite no norte e no centro da cidade.

Os residentes locais disseram à BBC que helicópteros e barcos também estiveram envolvidos no ataque.

Há relatos conflitantes sobre as vítimas: a agência de notícias AFP disse que 52 palestinos — incluindo crianças — foram mortos, citando o Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas. A Reuters estimou o número de mortos em 37, citando também autoridades de saúde de Gaza.

No domingo (11/2), o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas em Gaza disse que mais 112 palestinos haviam sido mortos pelos militares israelenses no dia anterior, elevando o número total para mais de 28,1 mil e mais de 67,5 mil feridos.

Vários países e organizações internacionais alertaram Israel contra a ofensiva na cidade.

Um funcionário de alto escalão da ONU disse à BBC que não há nenhum lugar seguro para as pessoas em Rafah irem agora.

Rafah – na fronteira com o Egito – é o único ponto de entrada aberto para ajuda humanitária em Gaza.

No domingo, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que uma ofensiva em Rafah não deveria ter acontecido sem garantias para segurança dos civis.

Biden disse que Israel precisa de um “plano confiável e executável” para proteger mais de um milhão de pessoas na cidade, segundo a Casa Branca.

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, disse anteriormente que “mais da metade da população de Gaza está abrigada na área”. A Arábia Saudita havia alertado sobre “repercussões muito sérias” se Rafah fosse atacada.

Netanyahu insistiu que iria em frente com a operação e que um plano estava sendo preparado.

Mas os líderes do Hamas em Gaza disseram que poderia haver “dezenas de milhares” de vítimas, alertando que qualquer operação também prejudicaria as negociações sobre uma possível libertação de reféns israelenses detidos no território.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World