Graviola: propriedades e benefícios à saúde

graviola: propriedades e benefícios à saúde

Graviola: propriedades e benefícios à saúde

A graviola (Annona muricata) é uma fruta de clima tropical da família das anonáceas, proveniente da região amazônica e muito encontrada no Norte e Nordeste do país. A fruta do gênero Annona possui uma casca verde com espinhos protuberantes por fora, e uma polpa clara e macia por dentro. Muito se fala sobre os seus benefícios para a saúde, principalmente na prevenção do câncer.

Perfil nutricional 

Uma porção típica de graviola é rica em vários nutrientes, como fibras e vitamina C. Uma porção de 100 gramas de graviola crua contém cerca de 66 calorias e:

  • Proteína: 1 grama
  • Carboidratos: 16,8 gramas
  • Fibra: 3,3 gramas
  • Vitamina C: 34% do
  • IDI
  • Potássio: 8% do RDI
  • Magnésio: 5% do RDI
  • Tiamina: 5% do RDI

Qual é o benefício da graviola?

É na polpa que estão concentrados os principais nutrientes da graviola. A partir da polpa é possível fazer sucos, batidas, sorvetes e outras sobremesas deliciosas, já que a fruta possui um sabor doce e levemente ácido.

Ela possui propriedades de plantas medicinais, como vitaminas do complexo B, importantes na manutenção do metabolismo e nervos. Além de saponinas, que agem no controle do colesterol e no ganho de massa muscular.

Além disso, a graviola é uma fruta rica em flavonoides, conhecidos por suas ações anti-inflamatórias, antivirais, antimicrobianas e antioxidantes — que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres. Já os sais minerais, como o cálcio, magnésio e potássio, auxiliam no controle da pressão arterial, na saúde dos ossos e no controle da contração muscular. Ela também é rica em água e vitamina C.

Quais são os efeitos colaterais da graviola?

O consumo de graviola não é recomendado para hipotensos, já que ela pode causar quedas de pressão, nem para pessoas com insuficiência renal (devido à quantidade considerável de potássio presente). Diabéticos devem consumi-la com moderação, já que a fruta é rica em açúcares naturais.

Graviola cura câncer?

Essa é uma dúvida comum, mas cuja resposta ainda não é cientificamente comprovada. Existem estudos sobre os efeitos da graviola na prevenção e cura de câncer.

Um trabalho da Universidade Patos de Minas, que estudou as propriedades da graviola em tumores de drosófilas, concluiu que ela não é efetiva na prevenção do câncer, por causa da citotoxicidade da fruta. No entanto, poderia ser utilizada como complemento no tratamento da doença já estabelecida.

Segundo a autora e seu orientador, suas propriedades antimicrobianas possuem inibidores de crescimento utilizados em tratamentos quimioterápicos. Não existem conclusões concretas com relação ao uso de graviola na cura do câncer, já que não foram realizados testes em seres humanos.

A organização Cancer Research UK e o periódico científico Cancer Network fazem o mesmo alerta: embora tenha algumas ações terapêuticas em estudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o potencial anticâncer da fruta.

Para que serve e como tomar?

A fruta pode ser consumida em sua forma natural e também como suplemento em cápsulas. O consumo da fruta é feito em sobremesas, chás e sucos. Todas as partes da graviola podem ser aproveitadas, da raiz às flores.

Receita de suco

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World