Governo iraniano impõe nova onda de repressão contra mulheres

ROMA, 23 ABR (ANSA) – O governo iraniano iniciou uma nova onda de repressão interna, ordenando que a polícia prendesse todas as mulheres acusadas de violar as rigorosas regras islâmicas sobre o uso do véu.

O endurecimento das medidas foi feito no mesmo dia no qual o Irã lançou seu primeiro ataque contra Israel, em 13 de abril, informou a agência Reuters nesta terça-feira (23).

Na ocasião, o chefe da polícia de Teerã, Abbasali Mohammadian,foi à TV anunciar a nova campanha. “A partir de hoje, a polícia de Teerã e de outras cidades tomará medidas contra aquelas que violam a lei do hijab”, declarou ele, enquanto centenas de agentes invadiam as ruas dos municípios do país.

De acordo com a Reuters, usuários de redes sociais publicaram imagens de uma forte presença policial moral em Teerã e vídeos de agentes prendendo violentamente mulheres que, segundo eles, estavam vestidas inadequadamente.

Além disso, gravações mostram forças de segurança à paisana arrastando jovens mulheres em vans da polícia. As autoridades iranianas haviam desaparecido das ruas desde o ano passado, após uma série de protestos realizados no país após a morte da jovem Mahsa Amini.

A curda de 22 anos foi presa pela polícia em Teerã, capital do Irã, em 13 de setembro de 2022, por supostamente ter desrespeitado as regras sobre o uso do véu islâmico.

Ela morreu em um hospital três dias depois de sua detenção devido a agressões sofridas sob custódia policial. A morte de Amini desencadeou uma onda de protestos contra o regime teocrático em vigor no Irã desde 1979, o uso obrigatório do véu e a discriminação de gênero, sob o slogan “Mulher, Vida e Liberdade”.

Hoje, a vencedora do Prêmio Nobel da Paz, a iraniana Narges Mohammadi, detida em Teerã desde 2021, incentivou os cidadãos do país a se levantarem para enfrentar “a guerra total contra as mulheres” depois que as autoridades intensificaram os controles em lenços de cabeça nas ruas.

“Mulheres e homens iranianos, apelo a vocês, sejam artistas, intelectuais, trabalhadores, professores ou estudantes, dentro ou fora do país, para se levantarem contra as mulheres”, enfatizou Mohammadi em uma mensagem de voz enviada pelos seus seguidores.

A ativista acusa as autoridades iranianas de terem intensificado uma “guerra contra todas as mulheres em todas as ruas do Irã”.

(ANSA).

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World