Governo britânico felicita Milei, mas lembra que Malvinas 'é uma questão resolvida'

governo britânico felicita milei, mas lembra que malvinas 'é uma questão resolvida'

O economista ultraliberal Javier Milei

O porta-voz do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou nesta segunda-feira (20) que o seu governo felicitou Javier Milei pela vitória nas eleições argentinas, mas lembrou que a disputa entre os dois países pela soberania das Ilhas Malvinas “é uma questão resolvida”.

“Transmitimos as nossas felicitações” ao presidente eleito pela sua vitória, disse o porta-voz no seu discurso à imprensa.

“Como membros do G20 e com uma parceria comercial próspera, esperamos desenvolver uma relação forte e produtiva”, acrescentou.

O economista de extrema direita Javier Milei venceu as eleições presidenciais da Argentina no domingo (19), uma vitória contundente que ocorreu em um contexto de forte incerteza no país, imerso em sua pior crise econômica em duas décadas.

O libertário Milei obteve 55% dos votos ante 44% do ministro da Economia, o peronista de centro Sergio Massa, segundo resultados parciais oficiais.

A Argentina é governada desde 2003 pelo peronismo de centro-esquerda de Néstor e Cristina Kirchner, exceto por um intervalo de quatro anos do governo do direitista Mauricio Macri (2015-19).

Em relação às reivindicações argentinas sobre a soberania das Malvinas, o porta-voz do primeiro-ministro britânico foi contundente.

“Não vi os comentários mais recentes sobre isso. Acho que (Milei) levantou vários pontos diferentes sobre isso durante a campanha”, respondeu o porta-voz à pergunta de um repórter sobre o assunto.

“Da nossa parte, é obviamente uma questão que está resolvida há algum tempo. Não há planos para rever isso. A posição das Ilhas Malvinas está resolvida há algum tempo e não vai mudar”, disse ele.

Durante a campanha, Milei havia dito, em declarações divulgadas pelo jornal La Nación no dia 13 de novembro, que “tivemos uma guerra que perdemos e temos que fazer todos os esforços para recuperar as ilhas pelos canais diplomáticos. Óbvio que eu vou defender as Malvinas”.

Esse arquipélago do Atlântico Sul, localizado a 400 quilômetros da costa argentina e a quase 13 mil quilômetros do Reino Unido, foi palco de uma guerra de 74 dias em 1982, que deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos.

Em 2013, em um referendo realizado no território de apenas 2.000 habitantes, 99,8% dos eleitores votaram pela permanência sob controle britânico.

A Argentina defende que as ilhas, herdadas da coroa espanhola após a sua independência, foram ocupadas pelas tropas britânicas em 1833.

pdh-psr/jvb/aa/yr

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World