Ceia de Natal: cinco dicas para preparar o tender perfeito

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Imagine uma peça de pernil delicadamente prensada, mergulhada em um balé de especiarias e envolvida por uma camada dourada de açúcar caramelizado. Essa é a essência do tender, classificado por muitos chefs como um ‘’camaleão culinário’’, que se adapta a diferentes preparos, ocasiões e preferências.

O tender pode ser servido quente, frio, fatiado, em cubos e, frequentemente, recebe a aplicação de um glaze, uma espécie de cobertura brilhante e saborosa, que pode incluir ingredientes como mostarda, mel, cravos-da-índia e açúcar mascavo. Esse toque adocicado contrasta de maneira deliciosa com o sabor marcante do pernil suíno.

As diversas variações no preparo do tender podem causar dúvidas e muitos problemas na hora de assar essa peça tão deliciosa. Mas chegou a hora de você preparar um tender de respeito para a ceia de fim de ano. O chef Marcelo Vaz, do Brodo Restaurante, separou cinco dicas para o tender perfeito.

1 – Marinada

“Gosto de fazer marinada para tender com suco de frutas ácidas. A laranja, tangerina, maracujá e abacaxi, ou até mesmo o vinho branco seco, são ótimas opções para a sua marinada”, conta Marcelo.

O chef ainda diz que gosta de colocar ingredientes a mais, como louro, cravo-da-índia, canela, pimenta-preta, tomilho, alecrim, mostarda e mel.

    2 – Cuidado com o sal

    Pelo fato do tender ser uma peça processada, que passa por defumações e curas, a quantidade de sal na peça já é suficiente para o preparo. Portanto, Marcelo atesta: não adicione sal ao tender e na marinada. Ele ficará insosso e o sabor agridoce do blaze natural irá sumir.

    3 – Planeje o tender

    “Como o tender tem uma casca mais grossa na parte superior, faça pequenos cortes em forma de losango ao longo do seu comprimento. Essa técnica ajuda a carne a absorver melhor os temperos. Antes de colocar para assar, fique à vontade para passar mel e melaço com mostarda”, explica Marcelo.

    Como as marinadas duram aproximadamente seis horas, comece o preparo do tender no início do dia ou no início da tarde, dependendo do horário da ceia. Outra dica é usar sacos próprios para assar e sempre acompanhar como molhos agridoce: frutas ácidas grelhadas com mel e uma boa cachaça, até mesmo com chutney.

    4 – Tempo de forno

    Por mais que o tender possa ser consumido cru, no forno ele adquire um sabor ainda mais defumado e acentuado. Quando for assar, deixe por 30 a 40 minutos no forno, em uma temperatura de 180°C.

      5 – Receita de tender

      ceia de natal: cinco dicas para preparar o tender perfeito

      Tender com laranja e mel Foto: Gabriela Biló|Estadão

      Achou que não íamos compartilhar uma receita deliciosa de tender? Claro que vamos: tender com laranja e mel.

      Esse prato clássico de fim de ano foi feito pelo chef Carlos Siffert, que ainda adicionou legumes e compotas de frutas ao tender. Clique aqui e confira a receita.

      News Related

      OTHER NEWS

      Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

      Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

      Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

      Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

      Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

      Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

      Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

      Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

      Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

      O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

      "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

      Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

      Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

      Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
      Top List in the World