Foto mostra mãe de Marielle ao lado de Rivaldo Barbosa e do pai da parlamentar, não de Brazão

Em 24 de março de 2024, a Polícia Federal prendeu três suspeitos de terem planejado e ordenado a morte da vereadora Marielle Franco: os políticos Domingos e Chiquinho Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Desde então, publicações com milhares de interações compartilham uma foto que supostamente mostra a mãe de Marielle, Marinete da Silva, entre Rivaldo Barbosa e um dos irmãos Brazão. Embora o delegado realmente apareça no registro, o segundo homem ao lado de Marinete não é um dos políticos, mas o pai de Marielle, Antônio Francisco. 

“Uma foto que retrata as profundezas da podridão humana, um reflexo nítido do bolsonarismo. A mãe da Marielle colocada entre Brazão, mandante da morte de sua filha, e Rivaldo Barbosa, chefe da polícia civil nomeado pelo então interventor federal e futuro vice de Bolsonaro, Braga Netto”, diz parte da legenda que circula com a foto no Facebook, no X, no Instagram e no TikTok.

foto mostra mãe de marielle ao lado de rivaldo barbosa e do pai da parlamentar, não de brazão

Captura de tela feita em 27 de março de 2024 de uma publicação no TikTok

Como parte da operação Murder, Inc., a Polícia Federal prendeu o delegado Rivaldo Barbosa, o atual conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, e seu irmão e deputado federal Chiquinho Brazão (ex-União Brasil), após uma investigação apontá-los como mandantes do assassinato da vereadora e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.

O relatório da PF indica que Domingos e Chiquinho Brazão idealizaram a morte da parlamentar, enquanto o delegado Barbosa é suspeito de planejar o assassinato e atrapalhar as investigações.

O delegado atuou nas investigações sobre o crime e chegou a dizer à família de Marielle que a elucidação do caso era uma “questão de honra”, em um dos encontros com os familiares da vereadora, como o que se vê na foto viral.

Contudo, as publicações erram ao apontar que um dos irmãos Brazão também está ao lado da mãe de Marielle na imagem.

Uma busca reversa levou à imagem original, publicada no banco de fotos da Agência Brasil em 16 de abril de 2018. A legenda da foto foi atualizada em 25 de março de 2024, um dia depois da prisão dos suspeitos, e não faz nenhuma menção aos irmãos Brazão, mas alerta se tratar de Rivaldo Barbosa com os dois pais da vereadora:

foto mostra mãe de marielle ao lado de rivaldo barbosa e do pai da parlamentar, não de brazão

Captura de tela feita em 27 de março de 2024 da foto publicada no site da Agência Brasil

Uma nova  busca no banco de fotos da Agência Brasil pelas palavras-chave “família Marielle” levou a outras imagens dessa reunião, que igualmente informam que os registros mostram os pais da vereadora ao lado do delegado (1, 2). As imagens são mais amplas e permitem ver outras pessoas que estavam presentes no momento, mas nenhuma delas se assemelha aos irmãos Brazão.

Uma comparação de uma das fotos do encontro, feita de um ângulo mais frontal,  com um registro da AFP do dia em que seria comemorado o aniversário de 44 anos de Marielle, confirmou se tratar do pai da parlamentar, Antônio Francisco, o homem que aparece na foto viral:

foto mostra mãe de marielle ao lado de rivaldo barbosa e do pai da parlamentar, não de brazão

Comparação feita em 27 de março de 2024 entre uma foto da Agência Brasil (E) e um registro da AFP

O registro utilizado nas publicações virais também ilustra outras reportagens que abordam a prisão de Rivaldo Barbosa. Os textos repetem as informações sobre quem está na foto (1, 2, 3).

Outros conteúdos sobre o assassinato de Marielle Franco já foram verificados pelo AFP Checamos (1, 2, 3).

Essa alegação também foi checada por Aos Fatos, Estadão Verifica e Reuters.

Referências 

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World