Verstappen joga água no chope das rivais no Bahrein e conquista 1ª pole da F1 2024

verstappen joga água no chope das rivais no bahrein e conquista 1ª pole da f1 2024

O começo de uma nova temporada oferece sempre a chance de renovar a história e deixar no passado aquilo que ficou para trás na cronologia do tempo. É a realidade de todas as aberturas de campeonato da Fórmula 1, como a que acontece neste fim de semana. Na primeira formação de grid da temporada, realizada na tarde desta sexta-feira (1), porém, não foi isso que aconteceu. Max Verstappen fez a história se repetir e conquistou a pole.

Após ficar atrás e até longe nos treinos livres e se ver superado nas duas primeiras partes da classificação, Verstappen aumentou um pouco o ritmo e mostrou qual a realidade da situação. Superou a Ferrari e quem mais esperava se lançar à batalha e conquistou a 33ª pole na Fórmula 1.

Verstappen terminou com o tempo de 1min29s179 e colocou 0s228 de frente para Charles Leclerc. A segunda fila conta com George Russell e Carlos Sainz, enquanto Sergio Pérez e Fernando Alonso aparecem em seguida. Os seis estão separados por 0s363 apenas. Lando Norris, Oscar Piastri fazem a McLaren controlar a quarta fila, enquanto Lewis Hamilton e Nico Hülkenberg finalizam o top-10.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, a largada está marcada para as 12h (de Brasília, GMT-3).

Confira como foi classificação do GP do Bahrein:

Pela primeira vez na temporada, hora de formar grid na Fórmula 1. Sob a luz do luar barenita, com temperatura de 18°C ambiente e 22°C no asfalto, os 20 pilotos e dez equipes começavam a entender qual o lugar que ocupavam na ordem de forças em 2024.

Os treinos livres mostraram diferentes equipes com capacidade de andar na frente. Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton e Carlos Sainz, respectivamente por RB, Mercedes e Ferrari, terminaram na liderança das sessões. No TL3, seis equipes estiveram nas seis primeiras posições. A Red Bull não mostrou ritmo tão impressionante de classificação, embora as simulações de corrida sejam firmes.

Naquela momento do ano onde tudo é mistério, a classificação começava a mostrar a realidade da temporada que somente iniciava.

verstappen joga água no chope das rivais no bahrein e conquista 1ª pole da f1 2024

Kevin Magnussen na frente da fila de saída dos boxes (Foto: Reprodução/F1)

Q1 – Alpine começa 2024 da maneira mais humilhante possível

A maior preocupação para o Q1, entretanto, ainda era o vento: as rajadas mais fortes se aproximavam dos 40 km/h. Menor que ontem, mas ainda bastante forte. A Ferrari foi a primeira equipe a tirar as máquinas da garagem e jogar para a pista. A Alpine seria a segunda.

Durante alguns minutos, apenas os quatro carros andaram. Todos de pneus médios, e a Carlos Sainz virou 1min31s208 melhor que Charles Leclerc. Esteban Ocon era 0s7 mais lento, enquanto Pierre Gasly teve a primeira volta veloz cancelada por conta dos limites da curva 13.

Era apenas aí, com 12 minutos pela frente no Q1, que o pit-lane fazia fila de carros saindo lentamente. A lentidão incomodou Verstappen, que reclamou no rádio. Queria saber, na verdade, se poderia sair ultrapassando no pit-lane como fizera em algumas oportunidades em 2023. Mas não.

verstappen joga água no chope das rivais no bahrein e conquista 1ª pole da f1 2024

Alexander Albon colocou Williams entre os 10 primeiros no Q1 (Foto: Williams)

Quem andou rápido na sequência de voltas abertas foi Lando Norris, líder com 1min30s031. Antes dele, Nico Hülkenberg ali estiveram. Mas a brincadeira durou somente até Max Verstappen passar com o time de 1min30s031. O tricampeão, Norris e Fernando Alonso eram os três primeiros após dez minutos da primeira parte da classificação.

Falta, entretanto, giros verdadeiramente competitivos da Ferrari. E Sainz satisfez a curiosidade a baixar da casa de 1min30s logo em seguida. O espanhol começava a atividade tirando mais do carro que o companheiro Leclerc.

Após uma rodada completa de voltas rápidas, Guanyu Zhou abria a zona dos eliminados e tinha a companhia de Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e, de maneira melancólica, Esteban Ocon e Pierre Gasly. A dupla da Alpine amargava as últimas posições.

Nos cinco minutos derradeiros, hora de trocar pneus macios e partir para mais uma tentativa. George Russell, porém, disse que não precisava trocar e os pneus estavam bons. Sinal de que a Mercedes consegue evitar o desgaste? A temporada vai mostrar, mas sinal positivo, de fato.

verstappen joga água no chope das rivais no bahrein e conquista 1ª pole da f1 2024

Guanyu Zhou foi eliminado no Q1 (Foto: Sauber)

Mais uma fila nos boxes. Na hora de sair, Leclerc não gostou. “Não concordo com isso”, falou. Embora não tenha ficado claro o motivo do incômodo, dá para apontar que o favoritismo era sair com outro jogo de pneus macios ainda no Q1. Além dele, Lewis Hamilton também tinha novos macios.

Bottas, na busca por sair da zona de eliminação passou muito perto de perder completamente o carro na curva quatro, mas se manteve na pista e melhorou o tempo para momentaneamente escapar da degola.

Entre os primeiros colocados, ninguém melhorou a volta. Lance Stroll aproveitou para subir ao segundo lugar, mas as mudanças foram pequenas. Sainz liderou, com Stroll, Verstappen, Norris, Alonso, Sergio Pérez, Leclerc, Russell, Alexander Albon e Hamilton no top-10.

Na lista de eliminados, Bottas abria com a 16ª posição. O finlandês escapou apenas por alguns segundos, mas a Haas se safou dali e acabou empurrando de volta para o precipício. Zhou ficou em 17º, com Logan Sargeant no 18º posto. Ocon e Gasly, esse o único que não conseguiu ficar no mesmo segundo do líder, ficaram abraçados na última fila.

verstappen joga água no chope das rivais no bahrein e conquista 1ª pole da f1 2024

Pierre Gasly em último: o desastre da Alpine (Foto: Alpine)

Q2 – Ferrari na frente de novo. E Hülkenberg vira surpresa em Sakhir

Diferente do que se viu no Q1, a pista encheu rapidamente na parte intermediária da atividade. Se antes era evidente que Sauber e Alpine eram grandes favoritas à eliminação, agora a briga é de foice no escuro. A Haas começava grande candidata a ficar de fora com os dois carros, mas, tirando isso, a briga pelo Q3 era total.

Enquanto isso, a direção de prova colocava Russell sob investigação por andar acima do tempo máximo de volta. Mas seria investigado somente após a atividade.

Na pista, a Red Bull decidiu entrar de pneus macios novos, enquanto a McLaren optou por usados. Se Norris foi muito bem, com 1min29s941, Verstappen engoliu ao cravar 1min29s374. Finalmente uma volta rápida que mostrava ritmo de classificação impactante da equipe campeã mundial.

verstappen joga água no chope das rivais no bahrein e conquista 1ª pole da f1 2024

Nico Hülkenberg no Q3! (Foto: Haas F1 Team)

Pérez virou o segundo tempo, mas 0s5 mais lento. Norris tinha a terceira marca, seguido por Leclerc, Alonso e Hamilton no segundo de Max. Sainz, Piastri, Russell e Stroll fechavam o top-10 após a primeira rodada de voltas. Hülkenberg, Tsunoda, Ricciardo, Albon e Magnussen estavam na lista de eliminação.

Após troca geral de pneus, nova fila formada no pit-lane e, de novo, extremamente lenta. Leclerc, desta feita, foi quem reclamou que a direção de prova precisava fazer alguma coisa, porque havia gente parando na fila — o que é ilegal.

Hülkenberg abriu a rodada final de voltas rápidas pulando para um impressionante segundo lugar com a Haas, mas era apenas o início. Sainz foi mais veloz que ele, bem como Alonso. Leclerc virou 1min29s165 e tomou a ponta. Mas a maioria dos rivais reais de Nico ia passando mais lento: caso de Ricciardo, Tsunoda e as duas McLaren. Piastri, de tão confiante, saíra de pneus usados.

E, no fim das contas, foi isso mesmo: Hülkenberg avançou na sexta colocação. Leclerc, Verstappen, Sainz, Hamilton e Alonso vieram antes dele, enquanto Russell, Pérez, Norris e Piastri foram os últimos classificados. Tsunoda ficou apenas 0s003 atrás de Piastri e ficou com a 11ª colocação, abrindo a lista de eliminados. Stroll, Albon, Ricciardo e Magnussen ficam com as colocações 12, 13, 14 e 15, respectivamente.

verstappen joga água no chope das rivais no bahrein e conquista 1ª pole da f1 2024

Charles Leclerc ficou na frente do Q2 (Foto: Ferrari)

Q3 – Finalmente! Verstappen aparece de verdade no Bahrein

Sem tempo a perder na decisão, a Red Bull logo mandou os dois pilotos à pista. Verstappen saiu antes e virou 1min29s421 para começar a controlar a situação. Com tudo completo na primeira rodada, Pérez ficaria somente com a oitava marca.

Leclerc tinha somente 0s059 de desvantagem, seguido por Alonso, Russell, Sainz, Norris e Piastri antes de Pérez, Hamilton e Hülkenberg. Alonso, aliás, começara de pneus usados com a Aston Martin.

Na segunda tentativa, Verstappen saiu antes apenas das Ferrari e ninguém o superou até que tivesse a possibilidade de mais um giro. Com ele, melhorou ainda mais e jogou a batata quente nas mãos de Leclerc e Sainz. Charles fez o suficiente apenas para o segundo tempo, ao passo que Sainz terminou atrás ainda de Russell. Pérez, Alonso, Norris, Piastri, Hamilton e Hülkenberg encerraram a lista.

F1 2024, GP do Bahrein, Sakhir, Grid de Largada:

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World