Como onda de talentos, com Wagner Moura e Alice Braga, leva o Brasil a Hollywood

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Wagner Moura mora há seis anos nos Estados Unidos e, nesse tempo, ocupou o papel do latino-americano em diversas produções estrangeiras, como “Narcos”.

“Guerra Civil”, que estreia nesta semana, serve como uma espécie de virada. Não apenas por ele ser o protagonista de um dos blockbusters mais aguardados do ano, mas porque, em determinado momento, ele diz em alto e bom som: “Eu sou americano”.

Nascido em Salvador, o ator não está no filme ocupando uma politicamente correta cota latina, mas como um membro qualquer do elenco. É algo que Alice Braga também testemunha há alguns anos, e que repetirá com “Matéria Escura”, superprodução de suspense e ficção científica do Apple TV+ que ela já divulga e que estreia em 8 de maio.

“É um movimento que mostra muito sobre o nosso talento, mostra que a gente tem muito ator bom, temos uma indústria aqui”, diz Moura.

“Eu acredito que Hollywood está passando por um momento muito bonito de exposição para talentos latino-americanos, então enquanto brasileiros e portanto latinos, temos que abraçar isso. Somos uma nação muito incrível, com uma cultura muito poderosa e muito potente. A indústria está aberta para isso agora”, diz ainda Braga.

A virada do mês de abril para maio, curiosamente, marca um momento de destaque para os brasileiros em produções estrangeiras. É como o ápice de um movimento que se engrandece há anos, desde o surfista gato e mudo de Rodrigo Santoro em “As Panteras”, mas que agora parece atingir um nível de maturidade.

Especialmente porque produtores e diretores estrangeiros estão vendo os brasileiros como reforço na mão de obra anglófona com a qual já estão habituados a trabalhar.

Tia de Alice, Sonia Braga também reforçou a tese como uma freira italiana no terror “A Primeira Profecia”, uma das principais apostas do gênero no ano. Nos bastidores, ainda neste mês, Fernando Meirelles assumiu a direção de episódios de “Sugar”, do Apple TV+, e “O Simpatizante”, da HBO.

“Isso diz muito sobre o mundo hoje, sobretudo com as plataformas de streaming. Os talentos circulam rapidamente”, diz Wagner Moura, que se prepara para dirigir seu primeiro filme nos Estados Unidos, “Last Night at the Lobster”.

À lista se juntam Gabriel Leone em “Ferrari”, de Michael Mann, e Sophie Charlotte em “O Assassino”, de David Fincher. Marco Pigossi recentemente enfrentou super-heróis na série “Gen V” e no mês passado exibiu no South by Southwest o drama “High Tide”, dirigido por seu marido, o italiano Marco Calvani.

Também foi na Itália que surgiu o primeiro trabalho estrangeiro de Carol Duarte, que apresentou no Festival de Cannes do ano passado “La Chimera”, da diretora Alice Rohrwacher. “Somos atores que dão conta de todo tipo de material”, diz ela. Seu filme estreia na semana que vem.

As raízes latinas ainda são reforçadas dentro das próprias narrativas, no caso da série espanhola “Elite”, com André Lamoglia no elenco, e em “Música”, filme estrelado por Camila Mendes e Rudy Mancuso, americanos com pais brasileiros.

“É legal vestir a nossa cultura brasileira com orgulho, porque não somos muitos em Hollywood. Mas, ao mesmo tempo, nós não somos os verdadeiros nascidos e criados no Brasil”, disse Mendes em entrevista o F5, site de entretenimento da Folha, no começo do mês.

Carol Duarte, no entanto, faz uma ressalva. “A qualidade do que é produzido aqui não está abaixo. A gente pode achar que o que é produzido fora é mais importante, e isso é fruto de uma colonização que funda a nossa história, mas a gente vem fazendo um cinema relevante para o mundo há muito tempo”, afirma.

Tanto que Wagner Moura não pretende ficar apenas nos Estados Unidos. Antes de voltar ao país, ele grava em Recife, a partir de junho, o novo filme de Kleber Mendonça Filho. “Eu penso sempre nas coisas que vão me fazer bem como artista.”

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World