Ferrari lança SF-24 com toques em branco e amarelo e objetivo claro: desafiar Red Bull

ferrari lança sf-24 com toques em branco e amarelo e objetivo claro: desafiar red bull

A Ferrari reservou a terça-feira (13) de Carnaval para revelar ao mundo a SF-24, o modelo com o qual pretende disputar o título mundial desta temporada na Fórmula 1. Exibindo o vermelho que a tornou famosa no mundo, a escuderia abriu alas com um carro de linhas refinadas em um design revisado em relação à máquina do último ano. Esse é o primeiro modelo sob a batuta de ‘mestre’ Frédéric Vasseur, que tenta tirar a equipe italiana de um jejum incômodo de conquistas na ‘avenida’.

Até por isso a icônica marca de Maranello não poupou em enredo neste começo de ano e, embora viva o entusiasmo em torno do novo projeto, as atenções estão divididas também com a expectativa de chegada de Lewis Hamilton em 2025.

Antes de mesmo do lançamento, a Ferrari deu um spoiler do samba que quer tocar em 2024 e antecipou a pintura dos carros ao revelar no fim de semana o macacão dos pilotos, que ganhou linhas em amarelo e branco. A SF-24 segue esse padrão.

Diferente da apresentação de anos passados, a Ferrari divulgou o carro novo por meio de um vídeo colocado no ar exatamente às 8h (de Brasília, GMT-3). A SF-24 confirmou o detalhe das linhas brancas e amarelas ao longo do chassi, uma entrada de ar modificada. Nessa parte, há uma abertura menor e mais alongada, enquanto a aleta logo abaixo ficou mais alta. A asa dianteira é visivelmente mais reta e conta com bico arredondado, tendências de 2024, ao passo que é possível notar pequena mudança na asa traseira. É possível, ainda, ver que o assoalho tem desenho diferente, embora não dê para entender totalmente o tamanho do redesenho.

O novo carro da Ferrari leva a assinatura de Enrico Cardile, responsável pelo chassi, Diego Tondi, chefe do setor de aerodinâmica, e Enrico Gualtieri, que comanda o departamento de motor dos italianos. Rory Byrne também participou da concepção do projeto como consultor.

Mas enquanto o heptacampeão não aterrissa em solo italiano, a equipe mais longeva do grid deposita as esperanças em Charles Leclerc e Carlos Sainz. O primeiro desfruta da total confiança do comando da Ferrari. Tanto que, recentemente, teve o contrato renovado em um acordo plurianual. Ou seja, o desejo é ter o monegasco também para a entrada de novo regulamento, em 2026, além do objetivo de tentar o título antes disso.

Desde 2019 no time, Leclerc tem como principal característica a velocidade em volta única. É talvez o melhor classificador do grid atual. No ano passado, embora não tenha conquista vitórias, o dono do carro #16 cravou cinco poles em um campeonato amplamente dominando por Max Verstappen. Apesar do começo difícil, Charles foi capaz de impor desempenhos mais sólidos na segunda metade da temporada, quando também a Ferrari deu um salto de qualidade. O piloto fechou a disputa na quinta colocação no Mundial de Pilotos, atrás de Verstappen, Sérgio Pérez, Hamilton e Fernando Alonso.

Já Sainz entra em 2024 sabendo que está fora da Ferrari, por conta do acordo entre a escuderia e multicampeão da Mercedes. Ainda assim, deve desempenhar um papel importante, uma vez que possui uma bela leitura de corrida e entende bem como a equipe italiana funciona. Um dos pontos mais fortes é a pilotagem cerebral e sólida. Não à toa a única vitória dos ferraristas em 2023 foi conquistada por ele, em Singapura, quando rompeu a hegemonia da Red Bull.

ferrari lança sf-24 com toques em branco e amarelo e objetivo claro: desafiar red bull

O novo carro da Ferrari para a F1 2024 (Foto: Ferrari)

Sobre isso, ainda é necessário dizer que a Ferrari esteve perto dos taurinos em diversos momentos da temporada, mas, ainda assim, viveu um ano de altos e baixos. Primeiro, por conta da transição de comando, quando os executivos da marca optaram pela demissão de Mattia Binotto. Vasseur assumiu em janeiro e tratou de promover uma potente reestruturação técnica na fábrica, afastando nomes como Laurent Mekies e promovendo tantos outros, como Diego Ioverno, veterano com 23 anos de diferentes funções dentro da companhia, que assumiu a direção técnica de escuderia.

A partir daí, o foco do dirigente francês se voltou para a área da engenharia e aerodinâmica. O objetivo foi trabalhar em atualizações consistentes ao longo do ano, especialmente para anular duas grandes deficiências: o ritmo de corrida e o desgaste excessivo dos pneus. Velocidade pura nunca faltou aos carros vermelhos, sendo a performance em classificação a grande arma do time. E apesar da enorme performance no GP da Itália e da estrondosa vitória em Singapura, a equipe italiana só obteve melhora significativas dos pontos fracos na parte final do campeonato.

O salto de desempenho foi tão sólido que a Ferrari foi capaz de alcançar a Mercedes, que se manteve na segunda colocação no Mundial de Construtores quase o ano todo. Para se ter uma ideia, ao fim da primeira metade da temporada, os italianos ocupavam apenas o quarto posto da tabela, 56 pontos atrás da vice-líder alemã. No fim, em Abu Dhabi, a diferença ficou em só 3 tentos, depois de uma corrida tática.

É desse ponto que a Ferrari parte em 2024, ao investir em um projeto maduro e de um melhor entendimento de seu potencial.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World