FBI está preocupado com possível ataque coordenado nos EUA após massacre na Rússia

fbi está preocupado com possível ataque coordenado nos eua após massacre na rússia

Agente do FBI em Nova York 19/10/2021 REUTERS/Carlo Allegri

Por Andrew Goudsward

WASHINGTON (Reuters) – O FBI está preocupado com a possibilidade de um ataque coordenado nos Estados Unidos semelhante ao que matou dezenas de pessoas em uma casa de shows na Rússia no mês passado, de acordo com declarações que o diretor da agência planeja dar a um painel da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira.

“Ao relembrar minha carreira na aplicação da lei, seria difícil pensar em uma época em que tantas ameaças à nossa segurança pública e nacional fossem tão elevadas de uma só vez”, dirá Christopher Wray aos parlamentares durante uma audiência sobre orçamento. “Mas esse é o caso enquanto estou sentado aqui hoje.”

O ataque de 22 de março a uma casa de shows no subúrbio de Moscou matou pelo menos 144 pessoas, o mais letal na Rússia em 20 anos. Um ramo do grupo militante Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade, mas o presidente russo, Vladimir Putin, sem citar evidências, tem procurado culpar a Ucrânia.

As autoridades norte-americanas têm se preocupado com a possibilidade de um ataque realizado por um indivíduo ou um pequeno grupo inspirado pela guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas em Gaza. Mas o FBI está cada vez mais aflito com a possibilidade de um ataque mais coordenado após o massacre em um show na Rússia, dirá Wray durante o depoimento.

Uma preocupação cada vez maior “é a possibilidade de um ataque coordenado aqui na pátria, semelhante ao ataque do ISIS-K que vimos casa de shows russa há algumas semanas”, ele alertará.

Wray também planeja pressionar os parlamentares a renovar um programa de vigilância dos EUA que deve expirar neste mês, chamando-o de uma ferramenta indispensável contra os adversários do país.

Uma modesta revisão desse programa foi bloqueada na Câmara na quarta-feira, em meio a preocupações de membros de ambos os partidos de que ele não foi longe o suficiente para restringir os poderes de vigilância do governo.

“É fundamental para a segurança de nossa nação, e estamos em um momento crítico”, afirmará Wray aos parlamentares.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World