Quando Newton formulou a lei da gravidade já havia uma placa dizendo: "Da Vinci esteve aqui"

A lenda de Leonardo da Vinci continua a crescer. É indubitável o valor artístico e científico que nos deixou este gênio nascido em meados do século XV em Anchiano, província de Florença, atual território italiano. E seis séculos depois de sua passagem por este mundo, os estudiosos de suas escrituras continuam descobrindo neles conhecimentos que a priori pareceriam fora do alcance de qualquer pessoa da Idade Média, por mais erudita que fosse.

Há muito tempo sabemos que o engenho de Leonardo da Vinci não tinha limites, e a descoberta feita por uma equipa de engenheiros do prestigiado Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), reafirma este axioma ainda mais intensamente. E estes pesquisadores perceberam que a compreensão de Da Vinci sobre a gravidade estava vários séculos à frente do seu tempo.

Os textos de Da Vinci continuam a nos trazer grandes surpresas

Quando Newton formulou a lei da gravidade já havia uma placa dizendo:

Leonardo Da Vinci (Imagem: © Everett Historical/Shutterstock.com)

É surpreendente que ainda existam descobertas a serem feitas nos escritos de Leonardo Da Vinci – como enigmas escondidos entre suas linhas e ainda pendentes de serem resolvidos. Mas sim, é evidente que não sabemos tudo sobre o gênio florentino. Os pesquisadores da Caltech inspecionaram cuidadosamente, como outros cientistas fizeram antes deles, o Códice de Arundel (ou Codex Arundel), que é uma coleção de textos escritos à mão por Leonardo entre 1480 e 1518 que abordam diversas disciplinas científicas, como matemática e física.

O codex costumava estar gratuitamente disponível no site da Biblioteca Britânica, instituição que o preserva, pois foi digitalizado. Porém, o site foi alvo de cyber-ataques e o conteúdo indisponibilizado temporariamente. Foi com essa versão digital que os engenheiros da Caltech descobriram que Leonardo projetou e realizou vários experimentos que lhe permitiram formar uma ideia razoavelmente precisa sobre a natureza da gravidade.

Quando Newton formulou a lei da gravidade já havia uma placa dizendo:

Codex Arundel (Imagem: British Library/Reprodução)

Segundo a Caltech, os testes procuraram demonstrar que a gravidade é uma forma de aceleração, o que sugere que Leonardo intuiu com precisão as características do fenômeno físico que queria estudar. E foi muito longe, sobretudo se tivermos em conta o quão rudimentares eram os recursos que tinha à sua disposição. Tanto que apesar de não possuir instrumentos de medição avançados, Da Vinci conseguiu estimar a constante de gravitação universal com precisão de 97%.

O experimento que Leonardo projetou para realizar um cálculo tão preciso numa época em que não dispunha de instrumentos de medição sofisticados exala engenhosidade. E os pesquisadores da Caltech o reproduziram. Na verdade, foi isso que permitiu avaliá-lo e colocar sobre a mesa, mais uma vez, o quão astuto era o polímata florentino.

Ocorreu de Leonardo da Vinci mover um jarro de (provavelmente) água ao longo de um caminho paralelo ao solo com o objetivo de verter gradualmente uma substância que lhe permitisse observar com a maior precisão possível se a velocidade com que caía era constante ou não. Algo como o esboço abaixo:

Quando Newton formulou a lei da gravidade já havia uma placa dizendo:

Digitalização do experimento de Leonardo da Vinci (Imagem: Caltech/Reprodução)

Aparentemente Leonardo não indica em seus textos qual substância utilizou neste experimento, mas os engenheiros do Caltech suspeitam que ele deve ter utilizado água ou areia. Em qualquer caso, ele conclui de que a substância derramada não precipita a uma velocidade constante, mas está sujeita a aceleração. Ele até percebeu que quando não está sob a influência de quem realiza o experimento, a substância não está sujeita à aceleração horizontal, o que o levou a concluir que a aceleração vertical só pode ser causada pela gravidade.

Para perspectivar a relevância da descoberta de Leonardo Da Vinci, vale lembrar que ele morreu em 1519, e Galileu Galilei, que também deu contribuições relevantes nesta área, desenvolveu as suas teorias em 1604. E Isaac Newton, que, como todos sabemos, desenvolveu, entre muitas outras coisas, uma teoria da gravidade cujo eco ainda perdura, viveu entre 1643 e 1727.

Com essa diferença de datas, não há dúvida: Leonardo Da Vinci estava realmente à frente de seu tempo e colocou uma plaquinha (mesmo que figurativamente) de “eu estive aqui” antes de todo mundo.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World