Como o estilo de vida está transformando o modo de a psiquiatria encarar os transtornos mentais

como o estilo de vida está transformando o modo de a psiquiatria encarar os transtornos mentais

A atividade que escolhemos para movimentar o corpo, o que colocamos no nosso prato, o investimento que fazemos nas nossas relações, o que fazemos para controlar o estresse que, nos dias atuais e para quem vive em grandes centros urbanos, é gigantesco. Ninguém na área da saúde questiona que esses hábitos e comportamentos, tão simples (muitos deles pregados, inclusive, pelos nossos avós), têm um impacto profundo na nossa qualidade de vida e na nossa saúde.

O que talvez seja novidade é a psiquiatria passar a dar tanta importância ao estilo de vida quanto a medicina já o faz. A Psiquiatria do Estilo de Vida faz parte de um movimento global de profissionais da saúde que têm como objetivo fazer com que as pessoas cuidem mais delas, substituindo hábitos nocivos por saudáveis.

Leia também:

Ao fazerem isso, não só darão atenção à sua saúde mental como aumentarão as chances (em alguns casos, é bom deixar claro) de reduzir a quantidade de remédios psiquiátricos que eventualmente tomam.

Além disso, também trabalharão a favor da prevenção e da redução de sintomas de transtornos mentais como ansiedade, distúrbios do sono e até depressão.

Hoje, já há um significativo conjunto de evidências – não só na área da medicina, mas também na da psiquiatria – que apoiam a prática de um estilo de vida saudável como ferramenta importantíssima mesmo para o tratamento de transtornos psiquiátricos mais complexos, como é o caso da dependência química e do transtorno do espectro autista.

Tanto a medicina quanto a psiquiatria sabem o quanto é importante investir na prevenção, não só porque essas medidas têm um impacto gigante sobre os sistemas de saúde, mas porque, para o próprio cidadão, é mais barato prevenir do que remediar. Por isso, estilo de vida saudável e bem-estar não podem mais ser pensados dissociados dos cuidados com a saúde.

Além de nós, médicos, “receitarmos” atenção com o sono, com a alimentação (e aqui também entra moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a redução de alimentos ultraprocessados), com o corpo, por meio da prática de atividade física (e vale qualquer uma, até dar a volta no quarteirão próximo de onde você mora), a Psiquiatria do Estilo de Vida tem ajudado a inspirar cada um a assumir a responsabilidade pelo seu bem-estar.

Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World