Astrônomos observam cicatriz em estrela anã branca "canibal"

Impressão artística mostra a anã branca WD 0816-310 European Southern Observatory/L. Calcada/Divulgação via REUTERS

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) – Uma brasa estelar esfriando lentamente chamada de anã branca, com uma cicatriz em seu rosto, está fornecendo novas informações sobre o comportamento de certas estrelas “canibais” no final do seu ciclo de vida.

Usando o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul sediado no Chile, pesquisadores estudaram uma anã branca localizada a cerca de 63 anos-luz da Terra. Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano — 9,5 trilhões de quilômetros. Como todas as anãs brancas, ela é incrivelmente densa, reunindo cerca de 70% da massa do Sol em um objeto do tamanho da Terra.

Estrelas com até oito vezes a massa do nosso Sol parecem destinadas a se transformar em anãs brancas. Elas eventualmente acabam queimando todo o hidrogênio que usam como combustível. A gravidade, então, faz com que entrem em colapso e explodam suas camadas externas em um estágio de “gigante vermelha”, deixando um núcleo compacto — a anã branca.

Astrônomos descobriram que anãs brancas ingerem fragmentos de plantas, luas e asteróides. No novo estudo, os pesquisadores detectaram pela primeira vez um sinal revelador desse processo — uma cicatriz na superfície da anã branca composta de elementos metálicos de um fragmento planetário ou asteróide que ela engoliu — acreção, em termos científicos — após ter sido afunilada pelo campo magnético da estrela.

Os pesquisadores ficaram surpresos com a descoberta porque suspeitavam que os detritos se misturariam com o resto do material na superfície da anã branca.

“Não pensávamos que o campo magnético pudesse impedir que o material acretido se misturasse na superfície da estrela. Quando você coloca açúcar em um copo de água, toda a água fica doce”, disse o astrônomo Stefano Bagnulo, do Observatório e Planetário Armagh, na Irlanda do Norte, principal autor do estudo publicado nesta segunda-feira no Astrophysical Journal Letters.

Essa anã branca começou sua vida como estrela com cerca de duas vezes a massa do Sol e teve uma vida útil de talvez 1,2 bilhão de anos antes de começar seus espasmos mortais.

Muitas anãs brancas têm um disco de detritos em sua órbita — os restos de um sistema planetário. Esse material gradualmente cai na superfície da estrela.

“Dizemos que a atmosfera dessas estrelas é poluída por elementos metálicos”, disse Bagnulo.

Cerca de 20% das anãs brancas possuem um forte campo magnético. Algumas anãs brancas, como esta, têm as duas características — uma atmosfera poluída por elementos metálicos e são permeadas por um campo magnético.

“A descoberta chave é que vimos esse campo magnético ter um papel central na maneira como o disco de detritos cai na superfície da estrela. O material não é apenas canalizado pelo campo magnético, mas também fica preso nos polos magnéticos, sem se misturar na superfície da estrela”, afirmou Bagnulo.

Essa visão sombria do fim de uma estrela pode ser mais do que meramente acadêmica para nós terráqueos. Pode ser uma visão do futuro do nosso próprio sistema solar — embora a muitos e muitos anos de distância. O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

“Nosso Sol se tornará uma anã branca em cinco bilhões de anos”, disse o coautor do estudo e astrônomo do University College de Londres, Jay Farihi, “e provavelmente será poluído pelo nosso sistema planetário”.

(Reportagem de Will Dunham)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World