Eletrobras e fundo do BTG são destaques do leilão de transmissão, vencendo grandes lotes

eletrobras e fundo do btg são destaques do leilão de transmissão, vencendo grandes lotes

Linhas de transmissão de energia, em Brasília 06/06/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) – A Eletrobras e um fundo gerido pelo BTG Pactual foram os principais vencedores do leilão de transmissão de energia realizado pelo governo federal nesta quinta-feira, tendo arrematado os principais projetos ofertados e assumido compromissos de investimentos bilionários na construção de novas linhas e subestações pelo país.

O fundo Warehouse administrado pelo banco ganhou a disputa pelo maior empreendimento do certame, o lote 6, que prevê a construção de 951 quilômetros de linhas de transmissão entre os Estados da Bahia e Minas Gerais. O projeto deve exigir aportes de 3,4 bilhões de reais, com prazo para implantação de 66 meses.

O veículo do BTG também arrematou o lote 14, para construção de linhas de transmissão na Bahia, com 2,1 bilhões de reais em investimentos estimados, e o lote 4, projeto entre Rio Grande do Norte e Alagoas, com previsão de 990,51 milhões de reais em aportes.

A aposta firme do BTG no leilão, oferecendo descontos de no mínimo 30% pela receita dos projetos, mostra a atratividade do setor de transmissão de energia a investidores de perfil financeiro, que costumam buscar esses empreendimentos para garantir rendimentos estáveis no longo prazo.

Outra grande vencedora do certame foi a Eletrobras, que é a maior operadora de linhas de transmissão do Brasil, com mais de 73 mil quilômetros, ou quase 40% da rede elétrica nacional.

A companhia elétrica venceu o segundo maior lote do certame, que prevê 2,65 bilhões de reais em investimentos para construção de linhas entre os Estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Piauí.

Também levou para casa os lotes 1, entre Ceará e Piauí, com 1,77 bilhão de reais em investimentos estimados; o 3, para construção de linhas e subestações no Ceará, com 983,4 milhões de reais em investimentos; e o 9, em Santa Catarina, com mais 190,61 milhões de reais em aportes.

Os ativos adquiridos pela Eletrobras nesta quinta-feira marcam um importante movimento de expansão dos negócios na transmissão de energia. A Eletrobras voltou com força para os leilões do segmento depois de sua privatização, em 2022, mas esse é o primeiro desde então no qual oferece lances competitivos o suficiente para vencer grande parte das disputas.

A licitação também teve como ganhadoras as elétricas EDP, Energisa e Alupar, além dos grupos Brasiluz, Cox Brasil e o consórcio Paraná (Mega Energy, Enermais e Interalli).

BATERIA DE LEILÕES

O certame desta quinta-feira, que foi o primeiro deste ano para o setor de transmissão, ofertou ao todo 15 lotes, que devem exigir investimentos somados de 18,2 bilhões de reais.

O leilão encerra uma sequência de três grandes licitações realizadas desde o ano passado visando reforçar a capacidade de escoamento de energia renovável gerada principalmente na região Nordeste para centros de carga do Sudeste e Sul.

Este foi o segundo maior leilão de transmissão em volume de investimentos já realizado pelo Brasil, atrás apenas do de dezembro do ano passado, quando foi licitada a construção de um bipolo em corrente contínua.

A agência reguladora Aneel já tem programado mais um certame para este ano, previsto para setembro, quando deverão ser ofertados cinco lotes de linhas de transmissão, no total de 848 quilômetros, e 1.750 megavolt-ampères (MVA) em novas transformações. Somados, os projetos devem somar 4,06 bilhões de reais em aportes.

(Por Letícia Fucuchima)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World