Missão que busca pouso inédito na Lua divulga primeiras imagens

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A missão IM-1, que tenta realizar nesta semana o primeiro pouso de uma empresa privada na Lua, divulgou suas primeiras imagens. Transmitidos na sexta-feira (16), dia seguinte ao lançamento, os registros foram feitos logo após o módulo Odysseus se separar do segundo estágio do Falcon 9, da SpaceX.

Nas imagens, é possível ver a Terra ao fundo e parte do módulo modelo Nova-C.

Desde que o veículo deixou o Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos), a Intuitive Machines forneceu atualizações sobre a IM-1, seu voo de estreia. De forma geral, a missão ocorre dentro do cronograma e a expectativa é de que a alunissagem possa ser feita nesta semana.

A empresa fez a ressalva, entretanto, que atrasos e interrupções na comunicação são esperados em missões lunares.

Após deixar para trás o seu lançador, o módulo ativou de forma autônoma todos os sensores e rádio. Inicialmente, segundo a empresa, o módulo apresentou uma baixa taxa de rotação, fazendo com que seus painéis solares e antenas girassem fora da atitude desejada.

A equipe em Terra conseguiu efetuar uma manobra para corrigir o problema, deixando Odysseus com suas baterias totalmente carregadas.

Houve também a necessidade de adiar em um dia a queima de combustível devido à transmissão intermitente de dados para a equipe que está em Terra, impactando a coleta de informações para apoiar a primeira ignição no espaço do motor de metano e oxigênio líquidos.

Esse acionamento do motor mais tarde foi feito, mas os controladores de voo ainda precisam analisar os dados, coletados a mais de 270 mil quilômetros da Terra.

Espera-se que a IM-1 chegue à cratera Malapert A na próxima quinta (22). Essa região, do polo sul lunar, é uma das candidatas a receber a Artemis 3, prevista para setembro de 2026 e com a qual a agência americana espera ver humanos novamente caminhando no satélite.

Caso tudo corra bem, a IM-1 será a primeira missão privada a realizar um pouso suave na Lua e, também, a primeira alunissagem dos EUA desde a última missão Apollo, há meio século.

‘CARRETO’ DA INTUITIVE MACHINES

O módulo Odysseus tem 675 quilos e transporta seis cargas úteis da Nasa, como parte de um programa da agência para fomentar missões comerciais de carretos lunares. Pelo transporte de seus instrumentos à superfície lunar, ela pagou à Intuitive Machines US$ 118 milhões.

Eles estão ao lado de outras cargas despachadas por entes privados, que vão de coberturas térmicas a esculturas, passando por uma câmera para ser ejetada e fotografar o pouso em perspectiva.

Os instrumentos da Nasa são formados por um sistema de rádio que vai medir fontes astronômicas e o ambiente de plasma na exosfera lunar (a ultratênue, praticamente nula, atmosfera do satélite), um retrorrefletor (instrumento passivo para medição de distância à Lua com laser), um dispositivo para medir velocidade e distância do solo, uma câmera estéreo para observar efeitos da pluma do propulsor sobre o solo na alunissagem, um retransmissor de rádio para localização e um medidor de combustível disponível.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World