Diretor de escola na França deixa cargo após ameaças de morte por pedir que aluna tirasse véu

diretor de escola na frança deixa cargo após ameaças de morte por pedir que aluna tirasse véu

Diretor de escola na França deixa cargo após ameaças de morte por pedir que aluna tirasse véu

O anúncio da saída do diretor de uma escola de ensino médio parisiense, ameaçado de morte, após uma discussão com uma aluna para obrigá-la a retirar o véu muçulmano, provocou uma onda de indignação. O caso levou até o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, a declarar, na noite de quarta-feira (27), que vai processar a jovem por “denúncia caluniosa”.

“O Estado, a instituição, estará sempre ao lado de seus agentes, de quem está na linha de frente face a estes ataques ao secularismo, face a estas tentativas de influência islâmica em nossos estabelecimentos de ensino”, afirmou Gabriel Attal em entrevista ao canal de TV TF1, depois de ter recebido o diretor da escola juntamente com a ministra da Educação, Nicole Belloubet.

“Decidi que o Estado vai apresentar queixa contra esta jovem por denúncia caluniosa”, declarou. “Não devemos deixar nada passar”, afirmou o primeiro-ministro que lembrou as mortes de Dominique Bernard e Samuel Paty, dois professores mortos em ataques islâmicos.

O diretor “simplesmente fez seu trabalho” ao pedir “a uma jovem que aplicasse a lei, ou seja, que retirasse o véu no estabelecimento escolar”, sublinhou Gabriel Attal, se baseando na lei de 2004, que proíbe o uso de símbolos religiosos ostentosos nas escolas.

O funcionário da escola acabou sendo alvo de ameaças de morte nas redes sociais desde a discussão com uma aluna matriculada em uma escola de ensino médio profissionalizante, em 28 de fevereiro.

Uma investigação foi aberta em Paris por assédio cibernético. Um jovem de 26 anos, da região parisiense, foi preso e deve ser julgado em 23 de abril, por ameaçar o diretor de morte na internet.

Leia tambémFrança proíbe abaya nas escolas e gera polêmica na volta às aulas em setembro

Comoção  

Duas denúncias já foram apresentadas, uma da estudante, “por violência que não resultou em incapacidade para o trabalho”, e outra do diretor “por ato de intimidação contra pessoa que participa no cumprimento de missão de serviço público para obter isenção das regras que regem este serviço”.

A denúncia da estudante, que já não frequenta o estabelecimento, segundo Gabriel Attal, foi indeferida por “crime insuficientemente caracterizado”, indicou o Ministério Público de Paris.

Um mês depois dos acontecimentos, o diretor deixou o cargo “por motivos de segurança”, segundo mensagem enviada terça-feira (26) a professores, alunos e pais pelo novo chefe do estabelecimento.

A administração das escolas, disse que o diretor não renunciou, mas que se aposentou antecipadamente, “alguns meses” antes, “diante dos acontecimentos que marcaram estas últimas semanas”.

Da esquerda à extrema direita, parlamentares lamentaram um “fracasso” diante do “movimento islâmico”. “Não podemos aceitar isso”, declarou o líder dos deputados socialistas, Boris Vallaud, denunciando “um fracasso coletivo”.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que estava “consternada”, mas “compreende” a decisão “de se proteger”, segundo o seu gabinete.

Siga o canal da RFI Brasil no WhatsApp.

(Com informações de agências)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World