3 chaves para o sucesso da Nvidia, empresa que passou Google em valor de mercado

amazon, microsoft, 3 chaves para o sucesso da nvidia, empresa que passou google em valor de mercado

A empresa começou há mais de 30 anos fabricando chips para o desenvolvimento de videogames

Se os bons resultados e o aumento do valor das ações da Nvidia já tinham deixado Wall Street a seus pés, agora o frenesi em torno da empresa foi ainda mais longe.

A fabricante americana de processadores chegou, na sexta-feira (23/2), a US$2 trilhões em valor de mercado, uma cifra que só os gigantes da tecnologia Microsoft e Apple tinham atingido nos EUA.

A empresa passou a ocupar o lugar que era da Alphabet, cuja principal subsidiária é a Google, em capitalização de mercado.

“As condições são excelentes para continuar a crescer”, disse o CEO da empresa, Jensen Huang, em conversa com investidores.

As ações da empresa já subiram mais de 60% em 2024, após triplicarem em 2023.

A Nvidia desenvolve poderosas unidades de processamento gráfico (GPUs) e virou a rainha mundial dos chips, dominando cerca de 80% do mercado.

Esses processadores, os mais utilizados na indústria de inteligência artificial, são circuitos eletrônicos que podem realizar cálculos matemáticos em alta velocidade, e cada unidade vale dezenas de milhares de dólares.

São tão valiosos que, assim como diamantes, são transportados em caminhões blindados.

A seguir, as três principais chaves do sucesso da gigante da tecnologia com sede na Califórnia.

1. Dos vídeo games à inteligência artificial

amazon, microsoft, 3 chaves para o sucesso da nvidia, empresa que passou google em valor de mercado

Os processadores mais avançados da Nvidia são utilizados nos sistemas de inteligência artificial

A Nvidia começou há mais de 30 anos como uma fabricante de chips para o desenvolvimento de videogames.

Suas unidades de processamento gráfico passaram a ser muito procuradas para o desenvolvimento de funções de visualização, como renderizar vídeos, imagens e animações.

E esse foi por muito tempo seu principal negócio.

Mas a empresa logo descobriu que suas GPUs também eram úteis para outras tarefas exigentes, como acelerar o desempenho computacional dos cérebros dos computadores, ou seja, as unidades centrais de processamento.

Gigantes como Google, Microsoft e Amazon, assim como empresas de criptomining, se interessaram pelos processadores da Nvidia para impulsionar seus centros de dados.

Ao mesmo tempo, seus chips também começaram a ser usados por engenheiros para fazer cálculos de inteligência artificial, dado que o tipo de matemática necessária para construir sistemas complexos se encaixava com a forma como os chips gráficos funcionam.

Hoje, as GPUs mais avançadas da Nvidia, como as chamadas H100, são usadas na criação dos mais sofisticados sistemas de inteligência artificial.

2. À frente dos concorrentes

amazon, microsoft, 3 chaves para o sucesso da nvidia, empresa que passou google em valor de mercado

Concorrentes como Intel e AMD lutam para encurtar a distância

A empresa percebeu rapidamente que os semicondutores projetados para processamento de gráficos também eram úteis para treinar sistemas de inteligência artificial.

E a partir de 2006 a Nvidia deixou clara sua aposta no setor. Nessa época, a empresa anunciou a criação do CUDA, uma linguagem de programação que possibilitou que seus chips pudessem resolver problemas matemáticos complexos.

Foi assim que a empresa entrou com seus processadores no mundo da inteligência artificial antes de seus grandes concorrentes, como Intel e AMD, garantindo larga vantagem sobre eles.

Mas seus concorrentes vêm fazendo grandes investimentos em busca de uma maior fatia do mercado.

E gigantes dedicados da computação em nuvem como Amazon, Microsoft e Google também estão se esforçando para fabricar seus próprios chips para o treinamento de inteligência artificial.

3. Demanda voraz

amazon, microsoft, 3 chaves para o sucesso da nvidia, empresa que passou google em valor de mercado

Para Jensen Huang, CEO da Nvidia, “as condições são excelentes para continuar a crescer”

A forte demanda por processadores da Nvidia para jogos, centros de dados e aplicações de inteligência artificial segue crescendo.

O interesse pelos caríssimos processadores gráficos usados nos servidores que alimentam os grandes modelos de inteligência artificial aumentou rapidamente no último ano.

E a Nvidia, que costumava ser uma empresa de tecnologia menos conhecida que as outras gigantes de tecnologia, rapidamente mudou de posição com o lançamento do ChatGPT, sistema de inteligência artificial desenvolvido pela empresa OpenAI, que usa seus processadores.

Especialistas dizem que os chips da Nvidia parecem ser os mais adequados para treinar modelos de inteligência artificial.

O que não se sabe é quanto tempo eles continuarão a liderar o mercado de GPUs ou se os rivais da Nvidia conseguirão conquistar mais espaço.

Por enquanto, a balança está a favor da empresa. A demanda por um dos principais produtos da Nvidia, o chip H100, é tão grande, que alguns clientes tiveram que esperar até seis meses para recebê-lo.

Analistas de mercado levantam que provavelmente em cerca de um ano a oferta de chips para inteligência artificial pode melhorar, com o avanço da AMD e da Intel nesse mercado.

Enquanto isso, a oferta continuará restrita e a demanda, insaciável.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World