'Meu país não merece ser chamado de canibal', diz premiê de Papua Nova Guiné

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, rebateu neste domingo (21) uma fala em que o presidente Joe Biden insinuou que seu tio, veterano de guerra morto em um acidente de avião em 1944, tenha sido vítima de canibais. O líder americano fez o comentário na quarta-feira (17), após visitar um memorial na Pensilvânia.

No comunicado divulgado, Marape diz que Biden “pareceu dizer que seu tio foi comido por canibais depois que seu avião foi abatido sobre a Papua Nova Guiné durante a Segunda Guerra Mundial”. Na ocasião, o presidente americano afirmou que “nunca encontraram o corpo, porque havia muitos canibais, de verdade, nessa parte da Nova Guiné”.

A versão de Biden diverge, no entanto, dos registros de defesa dos Estados Unidos, que mostram que a aeronave de Ambrose Finnegan [tio do presidente americano] se dirigia a Papua Nova Guiné em um voo de transporte de correio e se viu “obrigada a pousar no oceano por motivos desconhecidos”.

Na quinta-feira (18), a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, confirmou que Finnegan morreu quando o avião militar em que viajava caiu no oceano Pacífico, não sobre terra firme.

“Os comentários do presidente Biden podem ter sido um deslize linguístico; no entanto, meu país não merece ser rotulado como tal”, disse o premiê. “Insto o presidente Biden a fazer a Casa Branca investigar a limpeza dos restos da Segunda Guerra Mundial para que a verdade sobre veteranos desaparecidos, como Ambrose Finnegan, possa ser esclarecida.”

Historiadores dizem que Papua Nova Guiné foi crucial na condução dos Estados Unidos pelo oceano Pacífico para libertar as Filipinas na Segunda Guerra Mundial. O impacto da guerra permanece, no entanto, sensível entre os habitantes das ilhas do Pacífico.

Marape afirmou que sua nação foi “inutilmente arrastada para um conflito que não era de sua responsabilidade”. Até hoje, disse ele, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão ainda são alvo de restos humanos, de destroços de aviões e navios, e de bombas não detonadas que vitimam civis.

Os Estados Unidos assinaram um acordo de cooperação de defesa com a Papua Nova Guiné no ano passado, em meio à competição por influência na região com a China, que tem um pacto de segurança com as vizinhas Ilhas Salomão. Neste domingo, O premiê Marape se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, para fortalecer laços econômicos mais estreitos.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World