Coordenador da comunicação do PT vira chefe de área da EBC que presta serviços ao governo

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O coordenador nacional de comunicação PT, Juan Herbert Jacob Cândido Pessôa, foi nomeado para a chefia de uma área da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que cuida da comunicação governamental. Empresário e consultor de marketing político, ele dirigia os canais de comunicação do partido desde 2020 e atuou na campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

A EBC faz comunicação pública, dedicada a temas culturais e educativos, e comunicação governamental, voltada à divulgação de ações do governo. A Superintendência de Serviços de Comunicação, agora chefiada por Pessôa, é a responsável pela parte governamental.

coordenador da comunicação do pt vira chefe de área da ebc que presta serviços ao governo

Coordenador da comunicação do PT, Juan Pessôa assume superintendência da EBC responsável pela comunicação do governo federal Foto: Juan Pessôa via Linkedin

Sob o guarda-chuva do novo superintendente estão pelo menos sete contratos. Um deles é de R$ 40,4 milhões, com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), para produzir o Canal Gov, principal veículo de comunicação do governo.

A nomeação foi publicada em portaria de 1º de março. Juan Pessôa assumiu a função que era ocupada por Flávia Filipini desde maio de 2023, quando o governo criou a estrutura para marcar a separação das duas linhas de atuação da empresa pública. Filipini deixou o posto em 31 de janeiro.

Em nota, a EBC informou apenas que Flávia Filipini “foi convidada para trabalhar em outro órgão” e que o novo superintendente assumiu a convite do diretor-presidente da estatal, Jean Lima. A estatal não comentou a influência partidária na decisão.

A mistura das frentes pública e governamental era uma das principais críticas à atuação da EBC no governo de Jair Bolsonaro (PL). Contudo, a gestão atual é acusada de adotar o mesmo expediente. A prática rendeu críticas de entidades e servidores e recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para conter a promoção pessoal do presidente Lula por meio do Canal Gov.

A troca na chefia de uma área estratégica da EBC se dá no contexto de queda de popularidade de Lula e de uma avaliação do presidente de que o fenômeno se deve a falhas de comunicação da equipe de governo. O presidente manifestou a queixa durante a última reunião ministerial, no dia 18. No dia 21, em um lançamento de programa em Ceilândia, na periferia de Brasília, Lula voltou ao tema.

“Se depender da nossa gloriosa imprensa democrática, vocês não saberão do programa, vai depender muito de vocês (população)”, afirmou. “E o ministério e o governo têm que fazer com que as pessoas recebam onde moram o que é o programa, uma explicação para que todo mundo entenda o que estamos lançando aqui, porque senão a política não funciona.”

Juan Pessôa tem uma empresa de comunicação e presta serviços ao partido e a parlamentares petistas há anos. Recentemente, ajudou a reformular a estratégia de comunicação da agremiação política e preparou ferramentas e estratégias para a militância utilizar nas eleições de 2024. “Todos esses instrumentos nós desenvolvemos nesses últimos três anos para chegar agora preparados para a disputa municipal de 2024?, disse, em um evento com correligionários em dezembro.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World