Com restauração impressionante, quadro de Ana de Cleves volta a ser exibido no Louvre

O Louvre acaba de concluir a restauração do retrato que teria convencido Henrique VIII a se casar com Ana de Cleves, e agora podemos finalmente vislumbrar a beleza que tanto encantou o rei inglês há quase 500 anos. Essa jornada de restauração nos leva a uma viagem fascinante pela história e pela arte, revelando não apenas a aparência real da rainha Ana, mas também os complexos jogos políticos e sociais da corte Tudor.

Quando nos deparamos com o retrato restaurado de Ana de Cleves, somos imediatamente transportados para o mundo do século XVI, onde as alianças matrimoniais eram forjadas com base em política e poder, em vez de amor romântico. O que torna esse retrato tão especial não é apenas sua beleza estética, mas sim o papel que desempenhou na história da monarquia inglesa.

A jovem prometida ao rei

com restauração impressionante, quadro de ana de cleves volta a ser exibido no louvre

Retrato de Henrique VIII também feito por Hans Holbein. (Fonte: Wikimedia Commons/ Reprodução)

Nascida em 1515 em uma família nobre alemã, Ana de Cleves cresceu em meio a negociações políticas e alianças estratégicas. Enviada para a Inglaterra como potencial noiva do rei Henrique VIII, Ana foi retratada pelo renomado pintor Hans Holbein, cuja habilidade em capturar a essência de seus modelos é verdadeiramente magistral.

Ao ver o retrato de Ana de Cleves, segundo alguns relatos, Henrique VIII ficou encantado, seduzido pela imagem de uma jovem nobre adornada com um vestido vermelho e dourado, cujos olhos castanhos pareciam observá-lo com inocência e doçura.

No entanto, a realidade desse encontro foi muito diferente, em nada parecendo com os contos de fada que vemos por aí, onde tudo acaba em um belo casamento real cheio de amor e paixão.

Quando Ana chegou à Inglaterra e encontrou Henrique pessoalmente, o encantamento se dissipou rapidamente. O rei, decepcionado com a disparidade entre a imagem idealizada e a realidade, declarou sua famosa frase: “Eu não gosto dela!”.

Apesar dessa decepção inicial, o casamento entre Henrique VIII e Ana de Cleves foi consumado por motivos políticos, resultando em uma união breve e infeliz. Contudo, Ana não desapareceu na obscuridade da história; ao contrário, ela encontrou uma posição distinta como a “irmã do rei”, recebendo uma generosa pensão e propriedades após a anulação de seu casamento com Henrique.

A restauração

com restauração impressionante, quadro de ana de cleves volta a ser exibido no louvre

A restauração, à direita, realça a beleza de Ana de Cleves. (Fonte: Adrien Didierjean, Louvre Museum/ Divulgação)

A recente restauração do retrato de Ana de Cleves nos oferece uma visão mais clara não apenas da aparência da rainha.

O excelente trabalho dos restauradores revelaram uma cor azul ao fundo que realçou as joias douradas da jovem, além de deixar o belo e elegante vestido vermelho de Ana mais vibrante. Com essa nova “cara”, fica mais plausível entender o porquê do rei Henrique VIII ter se afeiçoado a Ana e assim preferir se casar com ela.

Outro ponto interessante nessa restauração é que o Louvre permitiu que ela fosse mais completa, ou seja, que os restauradores pudessem fazer mais intervenções técnicas para revelar detalhes da obra. Algo nesse estilo era difícil, pois o museu sempre foi conhecido por preferir restaurações mais conservadoras, o que podia não trazer toda a beleza e originalidade do quadro.

Ao examinarmos cada detalhe do retrato, podemos apreciar não apenas a habilidade técnica de Holbein, mas também as complexidades das relações políticas e sociais da época.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World