Componentes ocidentais são encontrados em míssil da Coreia do Norte

componentes ocidentais são encontrados em míssil da coreia do norte

Sanções do Conselho de Segurança da ONU, em vigor desde 2006, proíbem a Coreia do Norte de produzir mísseis balísticos

Análise mostra que peças usadas em sistema de navegação de míssil que caiu na Ucrânia provêm de países como EUA e Alemanha. Segundo relatório, arma possivelmente foi montada e enviada à Rússia depois do começo da guerra.Componentes produzidos por empresas sediadas nos Estados Unidos e na Europa foram encontrados em um míssil norte-coreano lançado pela Rússia que caiu na Ucrânia, revela um relatório da organização Conflict Armament Research (CAR), com sede em Londres.

O míssil balístico de procedência da Coreia do Norte caiu na cidade ucraniana de Kharkiv no início de janeiro e continha 290 peças eletrônicas que não provinham do país do leste asiático, mas de 26 empresas de oito nações, a maioria delas ocidentais, como Estados Unidos e Alemanha.

Além disso, metade dos componentes documentados continham códigos de datas, sendo que em 75% deles foi possível identificar produção entre 2021 e 2023. Segundo o CAR, a partir desses dados, é possível concluir que, provavelmente, a arma não tenha sido montada antes de março de 2023. Ou seja: ela teria sido enviada à Rússia após o início da guerra na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022.

De acordo com a CAR, 75% das peças estrangeiras encontradas no míssil norte-coreano vinham de empresas dos EUA, 16% da Europa e 9% da Ásia. Trata-se principalmente de componentes eletrônicos instalados no sistema de navegação. Além dos EUA e da Alemanha, também foram encontrados componentes da Singapura, do Japão, da Suíça, da China, da Holanda e de Taiwan.

Sinais de alerta

O CAR destaca no relatório que as descobertas preocupam, pois mostram que a Coreia do Norte tem capacidade “de produzir e transferir armas avançadas, ao mesmo tempo que adquire material a nível internacional para alimentar o seu programa de mísseis”, apesar das sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em vigor desde 2006, que proíbem o país de produzir mísseis balísticos.

Além disso, também revelam que, apesar das sanções internacionais, o país asiático teria conseguido transferir a arma para Rússia após o início da guerra na Ucrânia.

“A presença de uma grande proporção de componentes eletrônicos não domésticos produzidos recentemente num míssil balístico norte-coreano sugere fortemente que o país desenvolveu uma rede de aquisição robusta capaz de contornar, sem detecção, regimes de sanções que estão em vigor há quase duas décadas”, destaca o texto.

Por outro lado, a análise dos itens contidos no míssil são uma indicação do quanto a Coreia do Norte é depende de materiais importados.

A Casa Branca disse no início de janeiro que Pyongyang forneceu a Moscou mísseis de cruzeiro e lançadores de foguetes que foram usados ​​em ataques na Ucrânia.

A organização Conflict Armament Research (CAR), cujo trabalho é parcialmente financiado pela União Europeia, examina sistemas de armas em zonas de guerra para rastrear cadeias de abastecimento.

le (DPA, ots)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World