Cinco receitas salgadas que levam queijo

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Quem não ama uma receita bem “queijuda”, com aquele sabores e texturas que apenas os queijos podem dar aos pratos? Derreter é apenas uma das coisas que um bom queijo pode fazer em seus preparos, e neste caderno de receitas pedimos a ajuda de chefs para explorar as diferentes possibilidades que os queijos oferecem na cozinha.

Os pratos salgados com queijo são boas opções para aproveitar as sobras de queijo que estão perdidas na geladeira, ou ainda dar uma nova cara para queijos que você comeria sempre do mesmo jeito. A seguir, confira nossa seleção:

Pãozinho de tapioca com queijo

cinco receitas salgadas que levam queijo

Pãozinho de tapioca com queijo da chef Helô Bacellar. Foto: Ana Bacellar/Na Cozinha da Helô/Divulgação

Esse pãozinho é uma receita fácil para degustar no café da manhã ou no lanche da tarde, e pode ser uma boa para aproveitar aquele queijo mais curado que sobrou em casa. A receita, pensada pela chef Heloísa Bacellar, do Na Cozinha da Helô, é feita com a tapioca granulada (a mesma utilizada no preparo do dadinho de tapioca), ficando leve e cheia de sabor.

Confira o passo a passo clicando no link abaixo.

Veja a receita

Batata gratinada ao molho branco

cinco receitas salgadas que levam queijo

Batata ‘La Crema’, da Casa Porteña, gratinada com molho branco. Foto: Elvis Fernandes/Casa Porteña/Divulgação

O chef Cristiano Rodrigues, da Casa Porteña, ensina a preparar uma receita fácil e clássica de batata gratinada no forno com molho branco. A combinação de queijos escolhida para o prato foi parmesão e mussarela, dois dos mais utilizados na culinária mundo afora.

A sugestão do chef é servir esse acompanhamento ao lado de um filé macio de carne vermelha.

Veja a receita

Risoto de limão siciliano

cinco receitas salgadas que levam queijo

Risoto de limão siciliano do chef Cristiano Rodrigues. Foto: Elvis Fernandes/Casa Porteña/Divulgação

Cristiano Rodrigues também ensina a preparar um risoto cremoso de limão siciliano. O queijo parmesão é uma parte importante do preparo do risoto, uma vez que, junto à manteiga, é o que dá a cremosidade, brilho e sabor para a receita em sua finalização. Ainda vale parear com algum bom corte bovino, mas esse risoto funciona muito bem como uma refeição por si só.

Veja a receita

Fondue de queijo

cinco receitas salgadas que levam queijo

Fondue de queijo do Bistrot de Paris Foto: Wellington Nemeth/Bistrot de Paris/Divulgação

Essa receita prática é a solução perfeita para matar o frio quando não queremos recorrer às sopas e outros tipos de pratos mais caldosos. O molho de queijo do fondue clássico é feito com vinho branco e uma mistura de queijos, e a escolha do chef Alain Poletto, do Bistrot de Paris, foi juntar os queijos suíços emmental, appenzeller e gruyére.

Veja a receita

Suflê cremoso de queijo meia cura

cinco receitas salgadas que levam queijo

Suflê de queijo com cheiro verde Foto: Ana Bacellar/Na Cozinha da Helô/Divulgação

A chef Heloísa Bacellar ensina a preparar uma receita fácil de suflê de queijo meia cura com cheiro verde, que fica leve e com uma cara rústica. Segundo a chef, não há nada de errado com esse suflê caso ele não cresça tanto, e a intenção é que ele fique com uma cara mais rústica.

Esse prato é uma boa e rápida opção para o jantar, ficando apenas 20 minutos no forno.

Veja a receita

Paladar Testou: quais são os melhores queijos do mercado?

cinco receitas salgadas que levam queijo

Testamos as melhores marcas de diversas categorias de queijos e derivados. Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Convidamos chefs e especialistas do mundo do queijo para avaliar as marcas dos principais queijos e derivados do mercado, em testes às cegas que observaram o que cada opção tem de melhor.

Para comer sozinho, no pãozinho ou até mesmo para preparar as receitas que ensinamos: veja nos links abaixo o resultado dessas criteriosas avaliações.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World