Todo brasileiro fica confuso com o título desta ficção científica dos anos 80: Distopia absurda com um Robert De Niro irreconhecível

todo brasileiro fica confuso com o título desta ficção científica dos anos 80: distopia absurda com um robert de niro irreconhecível

Todo brasileiro fica confuso com o título desta ficção científica dos anos 80: Distopia absurda com um Robert De Niro irreconhecível

Longa-metragem lançado em 1985 por Terry Gilliam, Brazil, o Filme é uma das ficções científica distópicas mais icônicas da história do cinema. Mas você sabe o motivo pelo qual a produção ganhou esse nome?

Primeiramente, vale a pena contextualizar. Na trama, acompanhamos a história de Sam Lowry um homem que vive em um Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Nessa sociedade futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito, precisando pagar taxas por tudo – até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, nosso protagonista acaba se apaixonando por Jill Layton, uma terrorista.

Entre algumas teorias, uma delas coloca que, como o enredo do filme é ambientado em uma ditadura, o diretor se inspirou no fim da ditadura militar brasileira – instaurada em 1964 e duradoura até 1985 – para dar à luz o título. Entretanto, tal possibilidade não passa de uma especulação, e o motivo correto é outro.

No livro The Battle of Brazil, que mergulha nos bastidores da produção, Gilliam revela que a inspiração para o nome do filme saiu da música “Aquarela do Brasil”, ou como é conhecida nos Estados Unidos, “Brazil”. A canção faz parte da trilha sonora do longa, apresentando um contraste grande com a temática do enredo.

“Port Talbot [no País de Gales] é uma cidade siderúrgica onde tudo está coberto de pó de minério de ferro cinzento. Até a praia está completamente coberta de poeira, é toda preta. O sol estava se pondo e estava muito lindo. O contraste foi extraordinário, tive a imagem de um cara sentado ali naquela praia suja com um rádio portátil, sintonizando aquelas estranhas canções escapistas latinas, como ‘Brazil’. A música o transportou de alguma forma e tornou seu mundo menos cinza”, colocou o cineasta ao explicar a inspiração para adicionar a faixa à obra.

Para quem quiser conferir com os próprios olhos, vale ressaltar que Brazil, o Filme está disponível para streaming no Star+. No elenco, grandes nomes de Hollywood estão presentes, como Jonathan Pryce, Robert De Niro, Kim Greist e mais.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World